Novidades
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Novo programa previdenciário JUSPREV III 

Em outubro/2008, disponibilizamos o programa JUSPREV III, que realiza o cálculo de concessão, revisão e restabelecimento de benefícios previdenciários de qualquer valor e, também, conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. Na primeira versão, o programa realizará os cálculos de concessão e revisão de benefícios, sendo que os demais tipos de cálculo estão em fase final de testes. No cálculo de concessão, informadas a RMI e a DIB definidas judicialmente, o programa evoluirá a RMI com base nos reajustes anuais concedidos pelo INSS e aplicará sobre o valor do benefício mensal correção monetária,  juros moratórios  e eventuais honorários advocatícios fixados sobre a condenação (se já houver sentença). No cálculo de revisão, informadas a RMI e a DIB administrativa e judicial, o programa evoluirá as duas RMIs com base nos realustes anuais concedidos pelo INSS, confrontará as duas, apuradno a diferença, sobre a qual incidirá correção monetária, juros moratórios e eventuais honorários advocatícios fixados sobre a condenação (se já houver sentença). Esse programa está disponível em www.jfrs.jus.br - link "Cálculos Judiciais" / Programas de Cálculo / JUSPREV III.

Versão 4  do programa POUPNET

Em 09/09/2008, disponibilizamos a versão 4 do programa POUPNET, que calcula expurgos de Poupança. As novidades dessa nova versão são as seguintes: 1-Opção do usuário incluir o denominado expurgo do Plano Collor II (02/1991) no índice de correção monetária, o que aumentará o valor atualizado em 13,89%. 2-Disponibilização do programa para cálculo do expurgo relativo ao Plano Collor I - 05/1990 (com reflexo no rendimento creditado na conta poupança em 06/1990). 3-Disponibilização de mais dois critérios de correção monetária: "Poupança até a citação e INPC em diante" e "Poupança até a citação e IPCA-E em diante". Até a versão anterior, o programa tinha somente o critério "Poupança em todo o período". A partir da versão 4, o programa inicia com o critério de correção monetária desmarcado, sendo obrigatório o usuário selecionar uma das três opções. Esse programa está disponível em www.jfrs.jus.br - link "Cálculos Judiciais" / Programas de Cálculo / POUPNET. Versão 3 do programa POUPNET Em 20/12/2007, disponibilizam os uma nova versão do programa POUPNET, a qual permite calcular também a diferença oriunda do Plano Collor (abril/1990). Agora também é possível ao usuário selecionar eventuais expurgos inflacionários da Poupança que deseja sejam contemplados pelo índice de atualização monetária. Há agora uma ajuda on-line, que pode ser acessada apontando o ponteiro do mouse para a "?" que existe ao lado de cada campo. No menu do POUPNET, também há um link para um quadro-resumo dos expurgos inflacionários da Poupança, elaborado pela Contadoria da JF em Porto Alegre.

Novo programa previdenciário JUSPREV II

O programa JUSPREV II calcula on-line concessão de benefícios previdenciários no valor do salário mínimo (Benefício Assistencial, Aposentadoria Rural por Idade e outros benefícios cuja renda renda mensal inicial-RMI seja igual ao valor do salário mínimo). Esse programa está disponível em www.jfrs.jus.br - link "Cálculos Judiciais" / Programas de Cálculo / JUSPREV II.

Diversos

- Índices do FGTS (JAM) desde junho/1967 (*)

- Tabelas de correção monetária divulgadas pelo Conselho da Justiça Federal (*)

(*) Disponíveis em "Cálculos Judiciais" / "Dicas da Contadoria", itens 11 e 9.