Exposição “A Preservação do Patrimônio Natural e de seu Entorno, como Recurso de Desenvolvimento”

Foto de uma parte do espaço do memorial . Há pássaros de papel pendurados nos forros do teto. Ao fundo da foto, a parede está forrada de tecido preto, e há três colunas pequenas com objetos expostos em cima de cada. No lado direito da foto , uma mesa grande com figuras/documentos sobre ela, bem como na parde preta rente a esta mesa. No lado esquerdo da foto (lado onde fica a entrada do memorial ) há uma mesa e livros/documentos sobre ela.

Participação na 13ª Semana Nacional de Museus/IBRAM, com a exposição “A preservação do patrimônio natural e de seu entorno, como recurso de desenvolvimento”

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus e, em celebração a esta data, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) promove anualmente a Semana Nacional de Museus, convidando instituições museológicas brasileiras a promoverem atividades especiais, como visitas, palestras, exibições, entre outras. A 13ª edição da Semana Nacional de Museus ocorreu entre 05 de dezembro de 2014 a 22 de fevereiro de 2015.

Parede com 8 quadros, posicionados em duas colunas . Nos quadros há paisagens de pássaros voando rente a águas de um lago/praia (quadro 1); dunas de praia (quadro 2); céu alaranjado /rosado com mar embaixo (quadro 3);. Uma borboleta de asas pretas e vermelhas em uma flor rosa (quadro 4); sol e mar (quadro 5); águas de um lago, rio ou mar com uma pessoa observando (quadro 6); rio / lago azul (quadro 7); planta/flor delicada (quadro 8).

O tema “Museu para uma sociedade sustentável”, sugerido pelo ICOM (Conselho internacional de Museus), levou nossa sede da Justiça Federal a desenvolver o evento “A Preservação do Patrimônio Natural e seu entorno como recurso de desenvolvimento”, cujas atividades também são voltadas à comemoração do 10º aniversário da 9ª Vara Federal da capital, especializada em direito ambiental. O evento contou com palestras e apresentação de obras que levaram à reflexão sobre a natureza, ecologia e a relação entre sociedade e consumo.

Parcerias que marcaram presença: MUSA/Museu das Águas, IPH/UFRGS – Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Projeto Tuco-Tuco/UFRGS, Lagoa Nacional do Peixe, IPHAN, DEFENDER – maio/2015.

Parede com 4 quadros uma ao lado do outro horizontalmente: O primeiro tem a imagem de um maquinário grande em céu aberto; dele , sai um jato de água. Mais à esquerda da foto há uma parte de uma árvore. Um homem bem embaixo observa o jato de água. No segundo quadro temos a foto/imagem de um cavalo pastando em um gramado bem verde; ao fundo há arbustos e duas construções arredondadas, uma de cada lado da foto. Terceiro quadro há duas crianças à beira de um rio: uma em uma pedra , a outra no lado desta mas já se enconstando na água. Quarto quadro há uma criança se banhando em um rio, foto do tronco pra cima.

Logotipo do laboratorio de inovacao da JFRS Logotipo do projeto Portas para o Futuro

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www2.jfrs.jus.br