Acesso livre ao programa JUSPREV III (sem necessidade de senha e cadastro prévio)

Requisitos e Incompatibilidades identificadas
ATENÇÃO: Evite acessar o Jusprev III com o Internet Explorer. Este navegador bloqueia parte da programação
Requisitos
-Resolução mínima da tela: 1024×768


Incompatibilidades
– Versões 64 bits do MS Excel
– Versões do MS Excel para MacOS
– O Jusprev III não é executável no OpenOffice, LibreOffice e demais suites de aplicativos que mantém alguma compatibilidade com o MS Excel

A partir da segunda quinzena de julho de 2014 o jusprev III não tem sido aberto corretamente em algumas maquinas. Estamos procurando a causa dentre as atualizaçõos automáticas do windows e do office. Recomendamos a desinstalação das atualizações kb2665825, kb2825635 e kb2810048, possíveis causadoras da falha.

Para acessar o programa Jusprev III sem necessidade de senha e de cadastro prévio, clique aqui 
ATENÇÃO: Este é um link dinâmico. Não o inclua em seus favoritos.
Roteiro para cálculo INPC x TR, clique aqui


NOVIDADE:
Agora o JUSPREV III possui um cálculo específico para as ações revisionais pelas elevações do teto dos benefícios nas Emendas Constitucionais Nº 20 e 41 (opção 2.4 do menu do programa). Para acessar o roteiro deste cálculo, clique aqui

Para uma adequada utilização do JUSPREV III, é imprescindível a leitura do manual do programa

Informações gerais para utilização do programa

» O JUSPREV III foi desenvolvido para calcular a concessão e a revisão de benefícios previdenciários. A partir da versão de 24/02/2011, esse programa passou a aceitar DIBs a partir de 05/10/1988. Numa visão geral, informada a RMI e a DIB, o programa fará o cálculo de concessão evoluindo a RMI com base nos reajustes anuais concedidos pelo INSS, apurando correção monetária e eventuais juros moratórios e honorários advocatícios. Se forem informadas a RMI administrativa e a RMI fixada em Juízo, o programa evoluirá as duas RMIs a partir da DIB com base nos reajustes anuais concedidos pelo INSS e, mês a mês, irá confrontar a renda mensal administrativa com a renda mensal judicial apurando a diferença entre elas, sobre a qual incidirá correção monetária e eventuais juros moratórios e honorários advocatícios.

» O programa JUSPREV III  é uma planilha desenvolvida para MS Excel que calcula, com base em Rendas Mensais Iniciais conhecidas, as diferenças decorrentes de Concessão, Revisão, Restabelecimento, Conversão e Restabelecimento seguido de conversão.

» O programa em tela necessita para funcionar do software Microsoft Excel (planilhas eletrônicas), o qual deve estar instalado no computador do usuário. Se no computador do usuário estiver instalado somente outros programas de planilha eletrônica (exemplos: BrOffice, OpenOffice, etc.), o JUSPREV III não funcionará adequadamente.

» O cálculo pode ser realizado on-line, não sendo necessário fazer download do programa. Querendo salvar o programa em seu computador, use a opção “Salvar como…” ou “Salvar Arquivo…”, podendo escolher qualquer pasta. Prefira a opção “Abrir…” para ter a certeza de sempre estar usando a versão mais atualizada do programa.

» Os índices para cálculo de correção monetária usados pelo programa  (IGP-DI, INPC) são divulgados pelos Institutos de Pesquisa (IBGE, FGV) por volta do dia 10 do mês, motivo pelo qual no início de cada mês será possível atualizar somente até o mês anterior.

Funcionalidades do programa

1- BENEFÍCIOS POR TEMPO DETERMINADO: é possível determinar a DCB (Data de cessação do Benefício) tanto para o Devido como para o Recebido, sendo que para este último também é possível determinar se a interrupção decorreu de CESSAÇÃO ou SUSPENSÃO.
2- CONVERSÃO DE AUXÍLIO-DOENÇA PARA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: o Jusprev III permite converter um auxílio-doença para aposentadoria por invalidez fornecendo apenas a Data de Conversão Devida.
3- ACORDO: O Jusprev III apura as diferenças decorrentes da proposta de acordo, limitando as parcelas vencidas à porcentagem oferecida pelo INSS, afastando a incidência de juros;
4- VALOR DA CAUSA: o Jusprev III apura o valor da causa e aponta, se houver, o valor excedente ao teto dos Juizados, para que o autor, na data do ajuizamento da ação possa juntar o termo de renúncia ao valor excedente ou, se preferir, possa justificar a opção pela distribuição do processo para uma Vara Cível.
5- CÁLCULOS ESPECIAIS: as datas de INÍCIO e FIM definem, respectivamente, a primeira competência não prescrita e a última competência antes da implantação.
6- REVISÃO COM BASE NA RENDA ATUAL: é possível calcular diferenças referentes à revisão decorrente de alteração no coeficiente, na RMI face a aplicação da Súmula 02, ou por qualquer outro motivo. Esta opção de cálculo permite revisar benefícios com qualquer DIB, uma vez que as diferenças são geradas a partir da renda atual retroagida.

Nível de segurança de macros

» Este programa contém macros. O Excel possui controle do nível de segurança de macros. Por esse motivo, ao abrir o programa, pode surgir uma mensagem informando que as macros foram desativadas pelo fato do nível de segurança estar “Alto” ou que as macros foram desabilitadas, o que impedirá o funcionamento do programa JUSPREV III.

» Para o citado programa funcionar, é necessário que o nível de segurança de macros do Excel esteja em “Médio” ou “Baixo” (Excel XP e 2003) ou que estejam habilitadas (no Excel 2007).

» Para acessar as instruções relacionadas à habilitação de macros, clique aqui

Impressora Virtual

»  O programa JUSPREV III não apresenta o relatório na tela (monitor). Assim, para visualizar o relatório na tela, é necessário que esteja instalada uma impressora virtual no computador do usuário. Há programas de impressora virtual disponíveis gratuitamente na Internet. Segue abaixo link para o programa FreePDF XP gratuito disponível na Internet:    

FreePDF XP => Esse programa é em português e, para gerar o relatório na tela, exige que ele seja previamente salvo. Primeiramente, instale o programa Ghostscript (Executar / Setup / Install) e, após, o FreePDF XP (Executar / Setup / End).

Suporte aos Usuários do programa

E-mail para dúvidas, críticas e sugestões: projef@jfrs.jus.br.

www2.jfrs.jus.br