Portal da Justiça Federal da 4ª Região
Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
Seção Judiciária de Santa Catarina
Seção Judiciária do Paraná
Intra da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
M
A+
A
A-

Acesso livre ao programa JUSPREV III (sem necessidade de senha e cadastro prévio)



Requisitos e Incompatibilidades identificadas
ATENÇÃO: Evite acessar o Jusprev III com o Internet Explorer. Este navegador bloqueia parte da programação
Requisitos
-Resolução mínima da tela: 1024×768


Incompatibilidades
– Versões 64 bits do MS Excel
– Versões do MS Excel para MacOS
– O Jusprev III não é executável no OpenOffice, LibreOffice e demais suites de aplicativos que mantém alguma compatibilidade com o MS Excel

A partir da segunda quinzena de julho de 2014 o jusprev III não tem sido aberto corretamente em algumas maquinas. Estamos procurando a causa dentre as atualizaçõos automáticas do windows e do office. Recomendamos a desinstalação das atualizações kb2665825, kb2825635 e kb2810048, possíveis causadoras da falha.

Para acessar o programa Jusprev III sem necessidade de senha e de cadastro prévio, clique aqui 
ATENÇÃO: Este é um link dinâmico. Não o inclua em seus favoritos.
Roteiro para cálculo INPC x TR, clique aqui


NOVIDADE:
Agora o JUSPREV III possui um cálculo específico para as ações revisionais pelas elevações do teto dos benefícios nas Emendas Constitucionais Nº 20 e 41 (opção 2.4 do menu do programa). Para acessar o roteiro deste cálculo, clique aqui

Para uma adequada utilização do JUSPREV III, é imprescindível a leitura do manual do programa

Informações gerais para utilização do programa

» O JUSPREV III foi desenvolvido para calcular a concessão e a revisão de benefícios previdenciários. A partir da versão de 24/02/2011, esse programa passou a aceitar DIBs a partir de 05/10/1988. Numa visão geral, informada a RMI e a DIB, o programa fará o cálculo de concessão evoluindo a RMI com base nos reajustes anuais concedidos pelo INSS, apurando correção monetária e eventuais juros moratórios e honorários advocatícios. Se forem informadas a RMI administrativa e a RMI fixada em Juízo, o programa evoluirá as duas RMIs a partir da DIB com base nos reajustes anuais concedidos pelo INSS e, mês a mês, irá confrontar a renda mensal administrativa com a renda mensal judicial apurando a diferença entre elas, sobre a qual incidirá correção monetária e eventuais juros moratórios e honorários advocatícios.

» O programa JUSPREV III  é uma planilha desenvolvida para MS Excel que calcula, com base em Rendas Mensais Iniciais conhecidas, as diferenças decorrentes de Concessão, Revisão, Restabelecimento, Conversão e Restabelecimento seguido de conversão.

» O programa em tela necessita para funcionar do software Microsoft Excel (planilhas eletrônicas), o qual deve estar instalado no computador do usuário. Se no computador do usuário estiver instalado somente outros programas de planilha eletrônica (exemplos: BrOffice, OpenOffice, etc.), o JUSPREV III não funcionará adequadamente.

» O cálculo pode ser realizado on-line, não sendo necessário fazer download do programa. Querendo salvar o programa em seu computador, use a opção “Salvar como…” ou “Salvar Arquivo…”, podendo escolher qualquer pasta. Prefira a opção “Abrir…” para ter a certeza de sempre estar usando a versão mais atualizada do programa.

» Os índices para cálculo de correção monetária usados pelo programa  (IGP-DI, INPC) são divulgados pelos Institutos de Pesquisa (IBGE, FGV) por volta do dia 10 do mês, motivo pelo qual no início de cada mês será possível atualizar somente até o mês anterior.

Funcionalidades do programa

1- BENEFÍCIOS POR TEMPO DETERMINADO: é possível determinar a DCB (Data de cessação do Benefício) tanto para o Devido como para o Recebido, sendo que para este último também é possível determinar se a interrupção decorreu de CESSAÇÃO ou SUSPENSÃO.
2- CONVERSÃO DE AUXÍLIO-DOENÇA PARA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: o Jusprev III permite converter um auxílio-doença para aposentadoria por invalidez fornecendo apenas a Data de Conversão Devida.
3- ACORDO: O Jusprev III apura as diferenças decorrentes da proposta de acordo, limitando as parcelas vencidas à porcentagem oferecida pelo INSS, afastando a incidência de juros;
4- VALOR DA CAUSA: o Jusprev III apura o valor da causa e aponta, se houver, o valor excedente ao teto dos Juizados, para que o autor, na data do ajuizamento da ação possa juntar o termo de renúncia ao valor excedente ou, se preferir, possa justificar a opção pela distribuição do processo para uma Vara Cível.
5- CÁLCULOS ESPECIAIS: as datas de INÍCIO e FIM definem, respectivamente, a primeira competência não prescrita e a última competência antes da implantação.
6- REVISÃO COM BASE NA RENDA ATUAL: é possível calcular diferenças referentes à revisão decorrente de alteração no coeficiente, na RMI face a aplicação da Súmula 02, ou por qualquer outro motivo. Esta opção de cálculo permite revisar benefícios com qualquer DIB, uma vez que as diferenças são geradas a partir da renda atual retroagida.

Nível de segurança de macros

» Este programa contém macros. O Excel possui controle do nível de segurança de macros. Por esse motivo, ao abrir o programa, pode surgir uma mensagem informando que as macros foram desativadas pelo fato do nível de segurança estar “Alto” ou que as macros foram desabilitadas, o que impedirá o funcionamento do programa JUSPREV III.

» Para o citado programa funcionar, é necessário que o nível de segurança de macros do Excel esteja em “Médio” ou “Baixo” (Excel XP e 2003) ou que estejam habilitadas (no Excel 2007).

» Para acessar as instruções relacionadas à habilitação de macros, clique aqui

Impressora Virtual

»  O programa JUSPREV III não apresenta o relatório na tela (monitor). Assim, para visualizar o relatório na tela, é necessário que esteja instalada uma impressora virtual no computador do usuário. Há programas de impressora virtual disponíveis gratuitamente na Internet. Segue abaixo link para o programa FreePDF XP gratuito disponível na Internet:    

FreePDF XP => Esse programa é em português e, para gerar o relatório na tela, exige que ele seja previamente salvo. Primeiramente, instale o programa Ghostscript (Executar / Setup / Install) e, após, o FreePDF XP (Executar / Setup / End).

Suporte aos Usuários do programa

E-mail para dúvidas, críticas e sugestões: projef@jfrs.jus.br.

Rua Otavio Francisco Caruso da Rocha, 600 - Bairro Praia de Belas - CEP 90010-395 - Porto Alegre (RS) - PABX (51) 3214 9000