Portal da Justiça Federal da 4ª Região
Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
Seção Judiciária de Santa Catarina
Seção Judiciária do Paraná
Intra da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
M
A+
A
A-

Atendimento



O horário de expediente externo da Central de Atendimento ao Público situada no andar Térreo, Ala Leste do prédio sede, é das 13h às 19h. Nesta Seção é possível entregar petições e recursos para toda a 4ª Região e devolver autos de processos físicos que tramitam nas varas federais de Porto Alegre.

O horário de atendimento nas Varas Federais é das 13h às 18h (conforme Resolução nº 79/2011, do TRF4). A Vara do Plantão atenderá os casos de urgência (perecimento do direito), das 19h às 11h. (art. 452 da Consolidação Normativa da Corregedoria).

 

Protocolo Expresso (tipo “drive-thru”)

O serviço de protocolo expresso (tipo “drive-thru”) está disponível na lateral externa do prédio da 1ª instância no horário das 13h às 18h.

 

Informações processuais

É possível obter informações processuais nos terminais de auto-atendimento, localizados na portaria, das 9h às 18h. As informações sobre o andamento processual, inclusive de decisões, podem ser obtidas através da consulta processual, neste site.

 

Assistência Judiciária Gratuita e Voluntária

É um serviço prestado por advogados e estudantes a pessoas que não têm condições de contratar um representante para que possam ter acesso à Justiça. Ele é voluntário e gratuito, nos termos da Resolução nº 305, de 07/10/2014 do Conselho da Justiça Federal/CJF.

Esse atendimento visa à seleção e juntada de documentação necessária para as demandas, pareceres técnicos sobre os mais diversos assuntos jurídicos e devidos encaminhamentos. A equipe conta com servidores do quadro de pessoal da Justiça Federal e advogados voluntários.

Mantém convênio com Faculdades na área do Direito para a iniciação da prática forense aos acadêmicos e ao atendimento da comunidade desprovida de recursos financeiros, no ingresso e acompanhamento das demandas judiciais.

Horário de atendimento das 13:00 às 18:00 horas
Informações pelos telefones: (51) 3214.9091

Legislação pertinente à gratuidade da justiça
:

– Constituição Federal/88 – art. 5º, LXXIV;
– Lei nº 1.060/1950;
– Resolução 305/2014 – CJF.

Atermação

Presta atendimento às partes sem advogados, auxiliando na confecção de petições iniciais de processos eletrônicos e digitaliza documentos para fins de atermação das petições relacionadas aos processos eletrônicos.

 

Certidões

A certidão Comum (Cível/Criminal) e Eleitoral poderá ser extraída através do “link” Certidão On-line, se não houver nenhuma restrição. Caso contrário, somente na Seção de Certidões da Justiça Federal.

Rua Otavio Francisco Caruso da Rocha, 600 - Bairro Praia de Belas - CEP 90010-395 - Porto Alegre (RS) - PABX (51) 3214 9000