Exposição Amores Perfeitos está na Justiça Federal do RS até 17/8

4 de julho de 2018

Inicia hoje (4/7) e permanece até agosto, no Espaço Expositivo da Justiça Federal do RS, a exposição fotográfica ‘Amores Perfeitos’, que retratou funcionários do Judiciário e seus pares, com a proposta de observar o amor em suas diversas formas e expressões. A mostra, de autoria dos fotógrafos Maria Clara Adams e René Cabrales, promoveu um reconhecimento à beleza que existe na diversidade. A exposição é uma iniciativa da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).  

Histórias de amor

O servidor do TRF4 Alexandre Ramos de Moura foi fotografado ao lado de seu namorado, Anderson Luz. Juntos há oito anos – “nove em junho”, como bem lembrou Anderson -, eles definiram a experiência como extremamente acolhedora. “Os fotógrafos se preocuparam e conseguiram retratar a singularidade de cada casal”, disse Alexandre.

Funcionária da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), Sinara Rodrigues definiu o convite de ser fotografada ao lado do marido Tamires Kopp como um presente. Além de representar o amor dentro de uma relação com diferentes etnias – Sinara é uma mulher negra e Tamires um homem branco -, a foto do casal celebra a intimidade e cumplicidade de duas pessoas que caminham juntas há 25 anos.

Sinara também considera a iniciativa extremamente importante. “Chega de julgamentos, vamos aceitar as pessoas como elas são”, defendeu. Tamires ressaltou que mesmo quem participou da exposição também pode aprender com ela. “O diferente está do lado da gente e muitas vezes a gente não vê, mas é só dar um passo ao lado para encontrar. Essa exposição abre os nossos olhos ao diferente”, afirmou.

Juntas há 10 anos, a servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) Julia Helena Viegas e sua esposa Vanessa Balula não posaram sozinhas: a foto traz Dora, de três anos, radiante junto com suas duas mães.

Vanessa projetou a repercussão do ensaio no futuro da filha. “Hoje a Dora tem três anos, não faz ideia da importância que é estar representada em um projeto desses, a importância de ser uma menina negra filha de um casal de mulheres. Talvez daqui 10 anos ela tenha a noção da importância desse convite e fique ainda mais feliz do que ela já é hoje”, pontuou.

Em frente a um fundo preto, um homem está sentado no chão, enquanto outro homem, está em pé, atrás dele, com os braços cruzados sobre sua cabeça.

Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às 8h

Serviço

O que: Exposição fotográfica “Amores Perfeitos”

Para quem: Atividade aberta ao público, entrada gratuita

Quando: De 4 de julho a 17 de agosto de 2018

Onde: Espaço Expositivo da SJRS (9º andar / ala Oeste) – Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600 – Bairro Praia de Belas – Porto Alegre (RS)

Com informações de ACS/TRF4

 

Veja mais Notícias

Programa de Penas Alternativas: entidades da região de Novo Hamburgo (RS) podem enviar projetos e concorrer a recursos

13 de julho de 2018
A 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo está com inscrições abertas para o Programa de Penas Alternativas. A iniciativa visa a beneficiar projetos de relevância social através da

Justiça Federal em Porto Alegre (RS) condena três jovens pelo crime de moeda falsa

12 de julho de 2018
A 22ª Vara Federal de Porto Alegre condenou três homens pelo crime de moeda falsa. Eles foram flagrados tentando colocar em circulação no comércio duas cédulas falsificadas

Operação Suçuarana: JFRS condena Jarvis Pavão e outro homem por tráfico internacional de drogas

10 de julho de 2018
A 7ª Vara Federal de Porto Alegre (RS) condenou Jarvis Pavão e outro homem por tráfico internacional de drogas a penas de reclusão de 13 anos e 6 seis meses e 11 anos e cinco