Exposição Diga não ao Tabagismo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Montagem com duas fotos: à esquerda adesivos colados em vidro que fica na entrada do Memorial , com a programação dos eventos referentes à exposição. Em um dos adesivos consta: "29 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo (Lei Federal n. 7488 de 11.06.1986)" e em letras garrafais ao centro consta " Diga Não ao Tabagismo".

Sendo a saúde pública uma das competências da Justiça Federal, existem hoje, na esteira do judiciário, discussões acerca da responsabilidade civil das indústrias do setor fumageiro, dos comerciantes e do Estado.

A Lei Federal nº 7488, de 1986 estabeleceu o dia 29 de agosto como "Dia Nacional de Combate ao Fumo", criando, assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo.

Para marcar esta data, o Memorial da JFRS, em parceria com a Seção de Saúde, organizou um evento, com palestras, exposição e campanha anti-tabagismo, com o intuito de sensibilizar magistrados, servidores e o público em geral sobre os malefícios do cigarro.

Além da conscientização promovida, foi abordada a evolução das leis que coíbem o uso do tabaco em locais fechados, dando visibilidade e divulgação às ações referentes ao assunto que tramitaram na Justiça Federal.

O evento contou com as parcerias do TJRS, da Seção Judiciária de Santa Catarina, do Museu de História da Medicina do RS e do Museu de Anatomia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Mulher colocando dentro de um expositor (de vidro com cerca de 140 cm de altura) um pulmão danificado de um falecido - que era fumante.
Memorial da JFRS - Agosto/Setembro 2014