Exposição fotográfica na JFRS retrata atuação de oficiais de Justiça

17 de abril de 2018

O cachorro, o cadeado no portão, a ponte precária, a balsa. São muitos os obstáculos a serem superados no dia a dia do oficial de Justiça em sua busca pelo cumprimento dos mandados resultantes da atividade judicante. Mas, diz o ditado que missão dada é missão cumprida, e é essa obstinação no cumprimento do dever que a exposição fotográfica intitulada Missão de Comunicar, iniciada ontem (16/4) no Espaço Expositivo da Justiça Federal do RS, quer retratar.

Com curadoria de Camila Stella Maggioni Pastori e pesquisa histórica de Tassiara Jaqueline Fanck Kich, a mostra exibe fotografias de autoria de Rogério Paranhos, agente de Segurança e Transporte que acompanha os oficiais da Central de Mandados de Porto Alegre. Aberta ao público, a programação pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Proximidade com a população

Ao apresentar oficialmente a exposição, a diretora do Foro da SJRS, juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro, lembrou que os oficiais de Justiça representam a instituição “além dos muros”, perante as pessoas que requisitam e recebem a jurisdição. “Este contato com as pessoas, muitas delas encontrando-se em situação de vulnerabilidade, proporciona ao oficial de justiça uma visão muito mais próxima da realidade social do nosso país. Sendo assim, a ideia é que, através das imagens que aqui vemos, possamos refletir sobre essa realidade, e sobre nosso papel em mudá-la”, ponderou.

Grupo de pessoas posa, em pé, lado a lado, no espaço expositivo. Em primeiro plano, atrás de um púlpito de madeira, a diretora do Foro discursa.

Daniela (E) destacou a relevância da atuação dos oficiais de Justiça

Daniela manifestou, ainda, seu reconhecimento à relevância da atividade e à dedicação desses profissionais. Observando que o papel que exercem, muitas vezes, os afasta das sedes das Justiça Federal, ela destacou que, ainda assim, são parte do todo. “Vocês são desta casa, fazem parte desta equipe”, afirmou.

Também presente, a presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no RS (Assojaf/RS), Rosane Felhauer agradeceu a iniciativa, mencionando se tratar de pleito antigo. Para ela, a exposição ajuda a difundir o trabalho realizado pelos oficiais de Justiça, “comunicando internamente, aos colegas, uma parcela do que é realizado”.

Serviço:

Exposição Fotográfica “Missão de Comunicar”

De segunda a sexta-feira, das 13h às 18h

Espaço Expositivo da JFRS – Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600 – 9º andar / Oeste. Porto Alegre/RS.

Em primeiro plano, há uma foto pendurada em barbantes pendentes do teto. na imagem, há um carroceiro assinando um documento em frente a outro homem. Atrás da foto, há uma parede repleta de outras fotos.

Imagens retratam o dia a dia da profissão

Veja mais Notícias

Justiça Federal em Bento Gonçalves (RS) abre edital para cadastramento de peritos médicos

17 de julho de 2018
A Justiça Federal em Bento Gonçalves publicou edital para cadastramento de peritos judiciais médicos interessados em atuar nos processos que tramitam na subseção. As

Programa de Penas Alternativas: entidades da região de Novo Hamburgo (RS) podem enviar projetos e concorrer a recursos

13 de julho de 2018
A 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo está com inscrições abertas para o Programa de Penas Alternativas. A iniciativa visa a beneficiar projetos de relevância social através da

Justiça Federal em Porto Alegre (RS) condena três jovens pelo crime de moeda falsa

12 de julho de 2018
A 22ª Vara Federal de Porto Alegre condenou três homens pelo crime de moeda falsa. Eles foram flagrados tentando colocar em circulação no comércio duas cédulas falsificadas