Programa FGTS NET (troca TR pelo INPC nas contas de FGTS)

Para acessar o Programa FGTS NET (versão julho/2021), clique aqui (ATENÇÃO: Todos os meses, por volta do dia 10, é disponibilizada uma nova versão deste programa, com o INPC daquele mês)

Novidade: a partir da versão maio/21 desta planilha, o mês inicial para apurar as diferenças será 01/1999, marco inicial do período tratado na ADI Nº 5.090, a ser julgada pelo STF.

VISÃO GERAL: este programa permite trocar o indexador oficial de correção monetária que remunera as contas vinculadas do FGTS (Taxa Referencial-TR) somente pelo indexador INPC. Com essa troca de critério, o programa recalcula os rendimentos creditados na conta de FGTS, levando em conta se ela é remunerada com 3% ou 6% de juros ao ano. O programa permite lançar apenas 1 rendimento por mês. Assim, se no extrato houver mais de um lançamento de rendimento no mês, o Usuário terá duas opções: somar todos os rendimentos do mês e lançar o total no mês correspondente; ou preencher uma planilha para cada vínculo empregatício e, após, fazer à parte a consolidação dos valores apurados pelo programa.

O FGTS NET desenvolvido em planilha Excel e o usuário precisa realizar o downlod dele para o seu computador. Ele permite a substituição da TR somente pelo INPC no recálculo dos rendimentos da conta do FGTS. É atualizado por volta do dia 08 de cada mês, quando o IBGE divulga a variação do INPC (o dia da divulgação é variável). Foi desenvolvido para operar com Microsoft Excel, motivo pelo qual poderá apresentar incompatibilidades e até mesmo não funcionar com outros programas de planilha eletrônica (exemplos: BrOffice, OpenOffice, etc.). Assim, o usuário terá de ter instalado no seu computador o programa Excel para executar corretamente o programa FGTS NET.

Este programa contém macros. O Excel possui controle do nível de segurança de macros. Por esse motivo, ao abrir o programa, pode surgir uma mensagem informando que as macros foram desativadas pelo fato do nível de segurança estar “Alto”  ou que as macros foram desabilitadas, o que impedirá o funcionamento do programa. Para o programa funcionar, é necessário que o nível de segurança de macros do Excel esteja em “Médio” ou “Baixo” (Excel XP e 2003) ou que estejam habilitadas (no Excel 2007).

Para acessar o roteiro sobre como configurar o nível de segurança das macros, clique aqui

E-mail para suporte técnico (em caso de dúvidas): projef@jfrs.jus.br
ATENÇÃO: responderemos na medida do possível, pois estamos recebendo um grande volume de mensagens de Usuários de todo o país em função do futuro julgametno da ADI Nº 5.090 pelo STF.