Homem flagrado transportando meia tonelada de maconha é condenado pela JF Rio Grande (RS)

20 de junho de 2018

A 2ª Vara Federal de Rio Grande condenou um homem a 11 anos e dez meses de prisão por tráfico internacional de drogas. Ele foi flagrado tentando sair do Brasil com mais de meia tonelada de maconha. A decisão é do juiz federal Gessiel Pinheiro de Paiva e foi proferida nesta terça-feira (19/6).

O caso ocorreu em fevereiro deste ano. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, o homem levantou suspeitas da Polícia Federal (PF) por ter realizado uma manobra abrupta em sua caminhonete enquanto trafegava na BR-471. Ele seguia em direção ao Chuí e teria efetuado um retorno logo após avistar os agentes de segurança.

Os policiais passaram a seguir o acusado, que teria acelerado o veículo em direção a dois agentes da PF que estavam em uma barreira montada junto à aduana. A duas quadras da fronteira com o Uruguai, ele acabou atropelando e matando um uruguaio, colidindo em outros três automóveis posteriormente. O homem tentou fugir a pé, mas foi capturado antes de sair do Brasil. Ao verificarem o interior do veículo em que ele trafegava, os policiais encontraram 555 Kg de maconha. No curso do processo, ele alegou inocência de todas as acusações.

Ao receber a denúncia, o magistrado não reconheceu a acusação de tentativa de homicídio contra os policiais federais e afastou a conexão entre os crimes de tráfico e de homicídio contra o cidadão uruguaio, encaminhando esse julgamento para a Justiça Estadual. Após a tramitação processual, com a produção de provas testemunhais e documentais, Paiva entendeu que “restou sobejamente comprovado que o denunciado era o motorista do veículo, bem assim que transportava e trazia consigo cerca de 555 Kg de maconha”.

O juiz condenou o homem por tráfico internacional de drogas e impôs a pena de reclusão em regime fechado, pelo período de 11 anos, 10 meses e 27 dias, além do pagamento de multa. Cabe recurso da decisão ao TRF4, mas o réu não poderá apelar em liberdade.

Veja mais Notícias

Programa de Penas Alternativas: entidades da região de Novo Hamburgo (RS) podem enviar projetos e concorrer a recursos

13 de julho de 2018
A 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo está com inscrições abertas para o Programa de Penas Alternativas. A iniciativa visa a beneficiar projetos de relevância social através da

Justiça Federal em Porto Alegre (RS) condena três jovens pelo crime de moeda falsa

12 de julho de 2018
A 22ª Vara Federal de Porto Alegre condenou três homens pelo crime de moeda falsa. Eles foram flagrados tentando colocar em circulação no comércio duas cédulas falsificadas

Operação Suçuarana: JFRS condena Jarvis Pavão e outro homem por tráfico internacional de drogas

10 de julho de 2018
A 7ª Vara Federal de Porto Alegre (RS) condenou Jarvis Pavão e outro homem por tráfico internacional de drogas a penas de reclusão de 13 anos e 6 seis meses e 11 anos e cinco