Laboratório de Inovação
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

 

De portas abertas para a inovação!

O iNOVATCHÊ, como o próprio nome já diz, é um espaço de inovação! Fundado em abril de 2019, nasceu da imensa vontade de contribuir com a Instituição, para auxiliar a resolver seus desafios de forma mais rápida, efetiva e diferente da maneira habitual de lidar com os problemas. Para tanto, seguindo as tendências de instituições de ponta, contou com a capacitação de laboratoristas em metodologias como Design Thinking, Metodologias Ágeis e de Gestão de Processos, todas baseadas em preceitos como diversidade, horizontalidade, construção colaborativa de soluções, testagem e, principalmente, com foco no ser humano! 

  • Diversidade: quanto mais diversa for a equipe de trabalho, trazendo diferentes características pessoais e também de representatividade de diferentes áreas, mais ricas se tornam as discussões e contribuições. 
  • Horizontalidade: deixar de lado a hierarquia e dar igual importância à opinião de todos que fazem parte da equipe de trabalho traz um imenso ganho para a resolução das questões, pois cada um pode trazer um ponto de vista que acrescenta à forma como as pessoas enxergam os problemas e as soluções.
  • Construção colaborativa: construir soluções coletivamente aumenta significativamente a chance de se entender mais profundamente o problema, de propor soluções mais efetivas e de se ter maior adesão dos colaboradores na implementação.
  • Testagem: a possibilidade de testar as soluções propostas, primeiramente em um projeto-piloto, permite verificar mais rapidamente os possíveis pontos de melhorias e poder ajustá-los antes de lançar em maior escala. Isso proporciona maior flexibilidade e velocidade de resposta e ajuste.
  • Foco no ser humano: acima do que será proposto como solução para as questões institucionais deve estar sempre a consideração dos anseios e necessidades das pessoas que vão operacionalizar as atividades. O que se quer é a efetividade do trabalho, com garantia do bem-estar dos envolvidos. 

Essas premissas garantem soluções mais efetivas e proporcionam maior engajamento e atuação das pessoas! O que se busca é que todos possam assumir um maior protagonismo na Instituição, podendo contribuir com ideias e habilidades para a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais humano, eficaz e significativo!

 


Instalações do Inovatchê:
9º andar, ala Sul, do prédio sede da SJRS
Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600
Bairro Praia de Belas - CEP 90010-395
Porto Alegre (RS) - Telefone (51) 3214-9000