Notícias

Justiça Federal de Santo Ângelo (RS) terá Espaço Memória

16 de março de 2018 - 16:46

Santo Ângelo recebe, na próxima quarta-feira (21/3), mais um espaço para a preservação do patrimônio histórico-cultural da região. Destinada à guarda de processos judiciais, objetos e documentos que fazem parte da história da Justiça Federal, o Espaço Memória da Subseção Judiciária de Santo Ângelo será aberto ao público com a mostra “Traçados da Justiça Federal na Capital das Missões”.

Foram selecionados para a exposição autos findos de casos emblemáticos, como os que investigaram, processaram e julgaram 112 integrantes ou desertores da chamada “Coluna Prestes”. Jornais, fotografias, correspondências e recibos, entre outros documentos, integram os processos e ajudam a reconstituir parte da história do movimento político-militar instaurado entre os anos de 1924 e 1927.

Também poderão ser conhecidos detalhes das ações que trataram de uma construção no entorno das Ruínas de São Miguel, da tentativa de comercialização de terrenos no sítio arqueológico da Fonte Missioneira e da conservação das Missões Jesuíticas em razão da extinção da Fundação Nacional Pró-Memória. A concessão de salário-maternidade a indígenas com menos de 16 anos, os primeiros assentamentos de terra e a possibilidade de penhora de uma gaita de 120 voz também passaram pelo Judiciário e fazem parte da programação.

A solenidade de inauguração do Espaço Memória da Subseção Judiciária de Santo Ângelo inicia às 17h, no prédio localizado na Travessa João Meller, nº 102. O local está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Fachada de um prédio de quatro andares, em tons de cinza, com várias janelas de vidro. Em frente a ele, estão estacionados dois carros.

Nova sede da subseção foi inaugurada em junho do ano passado

 

[Notícias anteriores]
www2.jfrs.jus.br