Notícias

Direitos da mulher: releitura de exposição produzida pela Justiça Federal é inaugurada no TRT/RS

14 de julho de 2016 - 13:38
exposição

Exposição apresenta processos judiciais e obras artísticas

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) inaugurou nesta quarta-feira (13/07) a exposição “Direitos Humanos: Mulher, Trabalho e Justiça”.  A mostra traz uma releitura de exposições sobre o tema feitas na Justiça Federal do RS, e foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), a Câmara Municipal de Porto Alegre e a Seção Judiciária do RS.

A exposição é composta pela série de pinturas “Até que a morte nos separe” (da artista plástica Graça Craidy), pelo painel “Mulheres: resistência e cultura” (dos historiadores Adriana Bednarz e Mario Roberto Corrêa), e pelas séries “O Gênero Feminino – Participação no Processo Eleitoral” (do TRE) e “Histórias do Trabalhador e da Mulher” (da Câmara Municipal de Porto Alegre). Também estão expostos processos judiciais históricos que abordam o tema dos direitos das mulheres.

A juíza federal Clarides Rahmeier (E) e as servidoras Tassiara Kich e Rita da Rosa prestigiaram a inauguração

A juíza federal Clarides Rahmeier (D) e as servidoras Tassiara Kich e Rita da Rosa, acompanhada da filha, prestigiaram a inauguração

A cerimônia de inauguração contou com a presença da presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck. “Esse rico conjunto documental trata de temas de extrema relevância, que continuam recorrentes nos dias atuais”, analisou a magistrada.  A artista plástica Gleice Craidy também participou do evento. Seus quadros abordam o tema do feminicídio e retratam mulheres vítimas do crime. “Meu objetivo foi utilizar a arte para retirar essas imagens das páginas policiais dos noticiários e trazê-las para um espaço de reflexão sobre o problema”, declarou.

A organização da exposição ficou a cargo do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região. A mostra fica em cartaz no Prédio Sede do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1.100) até o dia 12 de agosto.

Fonte: TRT4

[Notícias anteriores]
www2.jfrs.jus.br