JFRS | Outubro Rosa

É mês de falar em prevenção

04/10/2019 - 17h30
Atualizada em 04/10/2019 - 17h30
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Outubro chega e a cor rosa vem lembrar a importância de falar abertamente sobre o câncer de mama. Ele é o segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil, ficando atrás somente do de pele. Somente no país, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. É importante destacar que homens também podem desenvolver esta doença, mas a ocorrência é mais rara, representando apenas 1% dos casos.

Abrir espaço para difundir informações, esclarecendo mitos e verdades, é necessário para aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.

A Justiça Federal do RS aproveita a tradicional campanha do Outubro Rosa para promover a difusão de informações sobre o câncer de mama para seu público interno, composto por juízes, servidores, estagiários, jovens aprendizes e funcionários terceirizados, e também para as pessoas que circulam pela sede da instituição. Além das dicas sobre cuidados e sintomas envolvendo a doença, a programação ainda inclui uma palestra e uma foto coletiva com mulheres e homens unidos na luta contra câncer, que será realizada no final do mês.

Fonte: Inca