Notícias

Exposição “Arquivos do Brasil, Memórias do Mundo” recebe visita de estudantes

20 de outubro de 2016 - 17:25
Alunos

Alunos puderam conhecer documentos históricos

Cerca de 50 alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, de Porto Alegre, visitaram, na manhã de hoje (20/10), a exposição “Arquivos do Brasil, Memória do Mundo”. Eles percorreram os prédios da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), da Justiça Federal do RS (JFRS) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) conhecendo de perto o acervo de documentos históricos reconhecidos pela Unesco.

A diretora do Núcleo de Documentação e Memória da JFRS, Rita Vieira da Rosa, acompanhou os jovens na visita e descreveu detalhes da história política do Brasil e da América Latina. Ela também explicou sobre os processos da Justiça Federal selecionados para o Programa Memória do Mundo, cujas decisões são precursoras e se tornaram marco na busca por direitos civis pelos casais homossexuais.

Na visita ao módulo sobre História da Ciência, a servidora do Memória do TRF4, Maria Regina Goulart, comentou a respeito da fabricação da manteiga de ovos de tartaruga pelos indígenas na Amazônia, deixando os visitantes curiosos. No prédio do PRR4, Rita apresentou aos estudantes os acervos envolvendo a expansão marítima portuguesa, a censura e repressão às lutas políticas no Brasil e na América do Sul.

Desde que teve início, a exposição “Arquivos do Brasil, Memória do Mundo” recebeu mais 400 alunos de onze escolas e cinco universidades da região metropolitana. A mostra pode ser visitada até o dia 27 de outubro.

ARQUIVOS DO BRASIL, MEMÓRIA DO MUNDO

Onde: Sedes do Ministério Público Federal e do Judiciário Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, números 800, 600 e 300, em frente ao Acampamento Farroupilha, no bairro Praia de Belas).

Quando: até 27 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Contato: (51) 3214-2095 (escolas devem agendar previamente, podendo ser no turno manhã)

[Notícias anteriores]
www2.jfrs.jus.br