Notícias

Exposição Memória do Mundo recebe visita de estudantes secundaristas

14 de setembro de 2016 - 14:34

Alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, localizado no município de Charqueadas, visitaram, na manhã de ontem (13/9), a exposição em percurso “Arquivos do Brasil, Memória do Mundo”. Eles percorreram os prédios da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), da Justiça Federal do RS (JFRS) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) conhecendo de perto o acervo de documentos históricos reconhecidos pela Unesco.

Os estudantes foram recebidos no TRF4, onde se encontram os módulos temáticos da mostra relacionados à história da ciência, evolução urbana, arquitetura e urbanismo, e ficaram atentos às explicações dadas pela servidora Regina Goulart, do Memória TRF4, sobre cada peça exibida . Em seguida, as servidoras do Memorial da JFRS Cristiane Galvan e Tassiara Kich conduziram os alunos pelos módulos expostos nos prédios da Justiça Federal gaúcha e da PRR4.

img_3306

Alunos observam documentos históricos

O aluno Francisco Jonathan Correia da Silva, 18 anos, comentou ter gostado de ver as partituras originais da “Sinfonia da Alvorada”, de Tom Jobim. “Chamou a minha atenção, porque o então presidente Juscelino Kubitschek encomendou esta peça para a inauguração de Brasília”.

Já sua colega, Manoela Souza de Abreu, 15 anos, afirmou ser importante que os jovens conheçam a história do Brasil sob este enfoque documental. “Hoje me aprofundei mais sobre a cultura indígena e acho errado que os colonizadores tenham tentado impor sua religião aos índios”, afirmou.

A visita foi registrada em vídeo e será publicada na página do Facebook do Memorial da instituição no dia 23/9, data que marca o início da participação da JFRS e do TRF4 na décima edição da  Primavera dos Museus.

Arquivos do Brasil, Memória do Mundo

Onde: Sedes do Ministério Público Federal e do Judiciário Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, números 800, 600 e 300, em frente ao Acampamento Farroupilha, no bairro Praia de Belas.

Quando: até 27 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Quanto: grátis

Contato: (51) 3214-2095 (escolas devem agendar previamente, podendo ser no turno manhã)

 

[Notícias anteriores]
www2.jfrs.jus.br