Notícia

Inaugurada a exposição documental “Arquivos do Brasil, Memória do Mundo” nos prédios da JFRS, TRF4 e PRR4

15 de agosto de 2016 - 19:19
IMG_7698_R

Exposição traz documentos históricos

Aconteceu, nesta segunda-feira (15/8), a abertura da exposição em percurso “Arquivos do Brasil, Memória do Mundo” em solenidade realizada no Foyer da sede da Procuradoria Regional da 4ª Região (PRR4) em Porto Alegre. A mostra é resultado de uma parceria entre a Justiça Federal da 4ª Região e o Ministério Público Federal (MPF). Participaram do evento o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), procurador federal Fábio Bento Alves; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado; a coordenadora da Memória do TRF4, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler; além do diretor do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli. Também estiveram presentes, a procuradora-chefe da Procuradoria da República no RS, procuradora federal Patrícia Maria Nunez Weber; o diretor do Memorial do Judiciário do RS, desembargador José Carlos Teixeira Giorgis; o representante do Comando Militar do Sul, coronel Carlos José Sampaio Malan; o secretário de Controle Externo no Estado do RS, Guilherme Yadoya; a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Cintia Bonder; entre outras autoridades.
IMG_7858

Facetas pouco conhecidas de personalidades históricas são apresentadas nos documentos

A mostra chegou a Porto Alegre devido à seleção de dois processos do acervo da Justiça Federal do RS, que tratam do reconhecimento de direitos sociais a casais homossexuais, para fazer parte dos Arquivos do Brasil. Os presentes na cerimônia assistiram uma reportagem que conta a história de uma das ações. A curadora da exposição, Denise de Morais Bastos, que não pôde estar presente, teve sua fala projetada em vídeo. Ela descreveu brevemente o conteúdo do trabalho exposto, afirmando tratar-se de um acervo extremamente importante para a sociedade brasileira. “Nosso objetivo ao transformar esta exposição em itinerante é que outras instituições apresentem novas candidaturas aos Arquivos do Brasil”, completou. O diretor do Foro da JFRS, juiz federal Eduardo Picarelli, ressaltou a cooperação entre as três instituições e evidenciou a importância dos documentos preservados. “É nosso dever, não apenas preservar, mas divulgar estes documentos para a sociedade”, afirmou. O diretor do foro da JFRS ainda pontuou que parcerias como esta são um exemplo a ser seguido.

Público elogiou o formato da exposição

Já a desembargadora federal Marga Tessler descreveu algumas das peças expostas no TRF4 e chamou a atenção para o fascínio que a imagem tem sobre o ser humano. “A imagem nos possibilita uma contemplação, ela possui um poder evocativo mais amplo que o texto”, elucidou. O procurador-chefe da PRR4, procurador federal Fábio Alves, sublinhou a parceria para a realização da exposição, destacando que o projeto foi levado a cabo com custo reduzido, praticamente apenas com as despesas de transporte e montagem, buscando sempre o uso racional do dinheiro público. Alves homenageou os envolvidos nos processos selecionados para o Memória do Mundo. “Parabenizo, por suas iniciativas e decisões, respectivamente, os procuradores regionais da República, Paulo Gilberto Cogo Leivas e Marcelo Veiga Beckhausen, e o desembargador Roger Raupp Rios, presentes nesta solenidade”, saudou, evocando aplausos. Ao final da cerimônia, fez um convite aos presentes: “convido a todos a visitarem todo o percurso e a disseminar esta exposição, para amigos, colegas e familiares”, disse Alves, ao observar que é a presença do público que dá sentido a iniciativas como esta.
IMG_7932

Evento ocorreu no Foyer da Procuradoria Regional da República na 4ª Região

MEMÓRIA DO MUNDO E EXPOSIÇÃO O programa foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de preservar a herança documental da humanidade e facilitar o acesso de todos a essa memória coletiva. Em 2007, foi instalado o comitê brasileiro, responsável por indicar documentos nacionais relevantes. Em 2013, numa homenagem aos 20 anos do programa e aos cinco anos do comitê brasileiro, o Arquivo Nacional organizou exposição com os 45 acervos brasileiros que passaram a integrar o registro nacional do Memória do Mundo até 2011. A mostra foi concebida para ser exibida nas instituições que contam com seus acervos representados, mas esta é a primeira vez que deixa o Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, além desses 45 acervos, que somam cerca de 400 imagens, estarão expostos dois processos do acervo da Justiça Federal do Rio Grande do Sul que, em 2015, foram selecionados para programa. Ambos tratam do reconhecimento de direitos sociais a casais homossexuais. No primeiro, a JFRS, em 1996, estendeu a um homem o direito de ser incluído como beneficiário do plano de saúde de seu companheiro. No outro, a JFRS, em 2000, com base em ação ajuizada pelo Ministério Público Federal, assegurou os benefícios previdenciários decorrentes do falecimento ou da prisão aos parceiros de uma relação homoafetiva. A exposição integra o segundo eixo temático da programação elaborada pelo Memorial da JFRS intitulada “Direitos Humanos, uma Questão de Justiça”, para o biênio 2016-2017. ARQUIVOS DO BRASIL, MEMÓRIA DO MUNDO Onde: Sedes do Ministério Público Federal e do Judiciário Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, números 800, 600 e 300, em frente ao Acampamento Farroupilha, no bairro Praia de Belas. Quando: de 15 de agosto e 27 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Quanto: grátis Contato: (51) 3214-2095 (escolas devem agendar previamente) Para acessar ao catálogo da exposição, clique aqui.
IMG_7903

Diretor do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli

IMG_7928

Coordenadora da Memória do TRF4, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler

IMG_7931

Procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), procurador federal Fábio Bento Alves

IMG_7936

Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado

IMG_7979_R

Desembargador Roger Raupp Rios (E) e Procurador Regional da República Paulo Gilberto Cogo Leivas

Outras notícias

Todas as notícias
Logotipo do projeto Portas para o Futuro

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www2.jfrs.jus.br