JFRS |

Inaugurada a nova sede da Justiça Federal em Lajeado (RS)

13/06/2019 - 16h17
Atualizada em 13/06/2019 - 16h17
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A nova sede da Justiça Federal em Lajeado foi inaugurada na tarde de hoje (13/6). A solenidade contou com a presença dos juízes federais Daniela Tocchetto Cavalheiro, diretora do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS); e Mauro Sbaraini, diretor do Foro local; da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Vânia Cunha Mattos; do prefeito municipal Marcelo Caumo; do diretor do Foro da Comarca de Lajeado, juiz de Direito Luis Antônio de Abreu Johnson; do deputado estadual Edson Brum, entre outras autoridades.

A presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, advogada Alessandra Glufke parabenizou a iniciativa de localizar a sede da Justiça Federal no Centro Jurídico da cidade. Para ela, isso melhora e facilita o acesso do jurisdicionado aos serviços oferecidos pela instituição.

Alessandra parabenizou a instituição em nome dos jurisdicionados

O diretor do Foro local relembrou a história da Justiça Federal no município e as tratativas empreendidas para construir a nova sede. O magistrado também destacou o empenho das administrações municipais em unir as áreas jurídicas num mesmo lugar. Finalizou dizendo estar emocionado com a inauguração por ser natural de Lajeado e conhecer a riqueza da cidade, tantos em termos econômicos quanto humanos.

Sbaraini ressaltou que o novo prédio ajudará a desempenhar a missão de solver os litígios

Na sequência, o prefeito municipal também ressaltou a relevância do Centro Jurídico de Lajeado para a população. Desejou sucesso nas novas instalações.

Prefeito também participou da solenidade

Já a diretora do Foro da JFRS pontuou que a nova sede consagra a parceria público-privada, já que a Justiça Federal não possui orçamento para construção de edificações próprias e precisa de estruturas adequadas para receber o jurisdicionado. "Temos aqui um prédio lindo e funcional, feito sob medida para abrigar perfeitamente as duas varas federais, o setor administrativo e os serviços aqui oferecidos", afirmou. Ela ainda agradeceu ao investidor e sua equipe, ao diretor do Foro local e a todos os servidores empenhados em concretizar esta obra.

Daniela elogiou as novas estruturas

Sobre a nova sede 

Situado na avenida Castelo Branco, nº 502, o novo prédio-sede da JF tem dois pavimentos com amplas condições de acessibilidade. No andar térreo, o público terá acesso direto a vários serviços, a começar pela recepção e a Central de Atendimento ao Público. Também neste piso, estão o centro de conciliações, duas salas de perícias médicas, Central de Mandados, duas salas de videoaudiência, um local especialmente preparado para audiências com réu preso e a sala da OAB. O segundo andar abrigará as duas varas federais, com seus gabinetes, secretarias e atendimento. Todos os pavimentos são servidos por elevador e contam com sanitários adaptados, sinalização visual e tátil.

Juízes federais Mauro Sbaraini e Andrei Gustavo Paulmichl descerraram a placa
Diversas pessoas assistiram a solenidade
Autoridades estiverem presentes no dispositivo de honra