JFRS |

Inaugurada nova Subseção Judiciária de Ijuí (RS)

17/10/2016 - 18h03
Atualizada em 16/01/2023 - 16h45
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Solenidade reuniu diversas autoridades

Foi inaugurada a 25ª Subseção da Justiça Federal no Rio Grande do Sul.

A Vara Federal de Ijuí (RS) foi instalada na manhã de hoje (17/10). A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, e contou com a presença da senadora da República Ana Amélia Lemos, do diretor do Foro da da Seção Judiciária do RS (SJRS), juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, do prefeito municipal Fioravante Ballin e do presidente da Subseção de Ijuí da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Flávio Roberto Spilmann Friedrich. Os diretores de Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, juiz federal Jairo Gilberto Schaffer; da Seção Judiciária do Paraná, juíza federal Gisele Lemke; e da Subseção de Ijuí, juiz federal Alexandre Arnold, também estiveram no evento, além de outras autoridades.

No início da solenidade, o presidente local da OAB destacou a conquista como um sonho antigo da comunidade. "Que esta nova Vara Federal seja um exemplo na distribuição da justiça e da cidadania", afirmou.

O juiz federal Alexandre Arnold ressaltou que muito trabalho, tempo e dedicação foram utilizados para estabelecer a Justiça Federal na cidade. "Reafirmo nosso compromisso na gestão dos recursos públicos aqui investidos, que serão revertidos com a máxima eficiência em favor de uma prestação jurisdicional célere e segura", sublinhou.

Picarelli

Picarelli mencionou caminho longo para criação da Vara Federal

O diretor do Foro da SJRS afirmou que o dia é de comemorar esta conquista da comunidade de Ijuí, resultado de uma atuação conjunta de diversas instituições. Segundo ele, o município passou por todas as etapas para criação de uma Vara Federal, já que primeiramente teve instalado, em 2010, o Juizado Especial Federal Avançado.

Em 2012, houve uma ampliação dos serviços oferecidos com a inauguração da 1ª Unidade Avançada de Atendimento e hoje a cidade conta com a Vara Federal. "Essa Casa é para atender a população, é voltada para a prestação de serviços públicos. Assim, o investimento que aqui se fez foi para atender o mais legítimo interesse público. Afinal, são aproximadamente 140 mil habitantes, moradores de 12 municípios, que vão ser atendidos na Subseção de Ijuí", pontuou.

A senadora frisou o espírito comunitário presente na região, que deu forças para levar adiante o pleito para instalação da Vara Federal. Para ela, o país se fortalece juntamente com as instituições. "Atualmente, o Judiciário e o Ministério Público possuem um grau de valorização e de visibilidade como nunca antes, e estão atuando de maneira independente", declarou.

Senadora afirmou que região merece a a instalação da Vara Federal

Senadora afirmou que região merece a instalação da Vara Federal

O prefeito municipal relembrou os esforços empreendidos para a instalação da Vara Federal e agradeceu as instituições e pessoas que se dedicaram e trabalharam para que esta conquista se concretizasse. "Essa parceria e trabalho comunitário vai continuar até o fim da gestão", destacou.

No encerramento, o presidente do TRF4 enfatizou que a Justiça Federal passa a atuar na região em sua plenitude e com condições de absorver as demandas com maior eficiência e celeridade. "A instalação da Vara Federal não é um favor, mas sim um compromisso constitucional de pacificação social. Hoje, no Brasil, temos estatísticas que apontam o ajuizamento de um processo a cada cinco segundos, um número absurdo que revela um problema sociológico que merece a devida atenção", afirmou.

Subseção abrange 12 municípios  A Subseção Judiciária de Ijuí possui jurisdição nos municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Chiapeta, Coronel Barros, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Santo Augusto e São Valério do Sul.

Autoridades descerram placa de instalação das duas novas varas

Autoridades descerram placa de instalação da nova Subseção