O Laboratório de Inovação (Inovatchê) da Justiça Federal do RS está participando do Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário(E-Labs). Nesta manhã (10/6), a juíza federal substituta Rafaela Santos Martins da Rosa e a servidora Niriane Neuman apresentaram, no evento, o projeto JusClima 2030, além de outras ações.
Niriane mostrou como foi a origem, quais são os objetivos, a estrutura física e os recursos humanos do Inovatchê, além de mencionar os diversos projetos já criados. A supervisora do laboratório também comentou como eles se adaptaram para trabalhar de forma totalmente remota em função das medidas adotadas para prevenção da pandemia do novo coronavírus.
Já Rafaela apresentou o projeto JusClima 2030, que procura construir caminhos que promovam a sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário alinhada com os objetivos e metas da Agenda 2030. Ela também mostrou, como produto do projeto, a primeira base de dados sobre a litigância climática brasileira.
Acesse o documento e a página para conhecer o projeto JusClima 2030.
O E-Labs é um evento que reúne representantes de diversos tribunais que atuam com soluções inovadoras, buscando debater modelos, compartilhar experiências e explorar novas possibilidades no âmbito do Sistema de Justiça.