JFRS | inovação

JFRS apresenta projeto na área de Tecnologia da Informação no Encontro com as Bases do CJF

02/09/2019 - 18h33
Atualizada em 02/09/2019 - 18h33
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS) marcou presença no Encontro com as Bases, evento promovido nos dias 29 e 30/08, pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), reunindo diretores de Secretarias da Justiça Federal (JF), com objetivo de debater boas práticas  das áreas administrativa e de Tecnologia da Informação (TI). Representando a JFRS, estiveram o diretor da Secretaria Administrativa, Antonio Cesar Marques de Matos e diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), João Carlos Barbosa.

O projeto apresentado pela JFRS é o novo Sistema de Controle de Acesso, que interage com os dispositivos: leitor de cartão, leitor biométrico e catraca. A solução, criada pelo NTI/SJRS,  foi  idealizada  observando  os  critérios  de  sustentabilidade,  pois  aproveita, na medida do possível, os atuais dispositivos de controle (catracas e  cartão), já existentes.

O novo sistema vincula o acesso ao perfil do usuário, de modo que pode-se criar uma área de acesso restrito somente ao um determinado grupo de pessoas, ou de usuários com acesso a um determinado nível de segurança. Com isso, abre-se a possibilidade de criar ambientes de acesso restrito por grupos, níveis de acesso, até mesmo restringir horários.

"Desenvolvemos este projeto com base Política de Segurança Institucional prevista na Resolução 502/18 do CJF, que versa sobre segurança nas unidades da Justiça Federal, visando a atender esta demanda específica de controle de acesso", explicou Barbosa.

Inicialmente, o acesso se dá por crachá, e já pode ser feito por meio de biometria, mediante cadastro da impressão digital. Em um próximo momento, será implementada a leitura de placas de veículos que acessam o estacionamento, otimizando a gestão da frota de veículos oficiais.

O sistema foi desenvolvido ao longo do último ano, pela Área de Sistemas Administrativos, do NTI/JFRS, em parceria com o NAOP e NAJA da Subseção de Caxias. "A Aplicação Web foi construída para funcionar de forma descentralizada, e sem dependência de conexão. Portanto, em cada prédio da SJRS, irá existir um banco de dados, e um servidor de aplicação", explicou o servidor Rafael Tweedie Campos, líder do projeto. Colaboraram também os servidores Diego de Vargas Feijó, Ivanor Vilas Boas, Carlos Elberto Arruda de Oliveira, João Nicolini Neto e Paulo Cesar Balbinot.

O Encontro com as Bases faz parte do Programa de Desbrurocratização de Simplificação da Justiça Federal (FLUI JF), lançado pelo CJF para incentivar e captar práticas e casos de sucesso na JF que facilitem procedimentos judiciais, extrajudiciais e de administração judicial. No primeiro semestre, foram realizados eventos sobre Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, além de reunião com os Diretores de Foro. No primeiro dia do evento, a programação abordou o Sistema Integrado de Administração de Serviços (Siads), desenvolvido pelo Executivo Federal e que será contratado em breve pelo CJF para toda a Justiça Federal. (Com informações do CJF)