JFRS |

JFRS é finalista do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial

05/10/2020 - 17h53
Atualizada em 05/10/2020 - 17h53
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal do RS está entre os finalistas do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial. Promovida pelo Judiciário Exponencial, em parceria com a FI-USP, a premiação visa a reconhecer e incentivar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras, a partir do uso de novas metodologias e tecnologias em processos de gestão no âmbito do Sistema de Justiça. Os projetos Justaposição e Voronoy-Delaunay, conduzidos pelo Inovatchê - Laboratório de Inovação da JFRS, estão concorrendo ao prêmio nas categorias "Institucional" e "Enfrentamento da Crise", respectivamente.

Iniciado como projeto-piloto em agosto de 2019, o Justaposição é uma plataforma eletrônica para divulgação, cadastramento e conexão dos diferentes perfis e interesses dos servidores com as oportunidades de atuação existentes na instituição. A ferramenta foi desenvolvida com vistas a um melhor aproveitamento da força de trabalho disponível, por meio da alocação dos recursos conforme a demanda variável. Entre seus objetivos, estão o incentivo à colaboração entre diferentes unidades e ao intercâmbio entre seus servidores, a valorização dos diferentes conhecimentos e interesses dos integrantes do quadro funcional e o atendimento a deficiências sazonais, sejam elas decorrentes de súbito aumento na demanda ou de redução temporária da força de trabalho.

Já o Voronoy-Delaunay iniciou em abril de 2020 com foco na mitigação dos efeitos negativos da pandemia da Covid19 para as populações mais vulneráveis, partindo do pressuposto de que a instituição pública também é agente de transformação social e exemplo de conduta solidária. Ao longo de seu desenvolvimento, o projeto possibilitou o desenvolvimento e a testagem de novos formatos de aplicação das metodologias de design thinking e gestão de projetos à distância, aproximando servidores públicos dos três Estados da região Sul. A iniciativa colocou em prática três webinários gratuitos e online, que abordaram temas fundamentais a construção de novas formas de ser e agir no planeta, além de uma campanha de arrecadação de recursos. No total, foram arrecadados e distribuídos mais de R$ 80.000,00 a entidades, comunidades e coletivos que atendem pessoas em alto grau de vulnerabilidade social no RS, em SC e no PR. Os participantes atuaram de forma voluntária, e nenhum recurso financeiro público foi utilizado.

A instituição ainda foi selecionada na categoria Liderança Exponencial, pela atuação da juíza coordenadora do Inovatchê, Daniela Tocchetto Cavalheiro. A categoria é a única que será decidida pelo voto popular, durante o primeiro dia do 3º EXPOJUD. A edição 2020 do evento acontece de forma online, com inscrições gratuitas, no período de 13 a 16 de outubro.