JFRS |

JFRS inaugura Laboratório de Inovação com imersão em Design Thinking

25/04/2019 - 18h42
Atualizada em 25/04/2019 - 18h42
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Nesta semana (22 a 25/4) começou a funcionar o Laboratório de Inovação da Justiça Federal do RS. O projeto tem por objetivo proporcionar espaço e oportunidade para iniciativas que buscam inovar e encontrar soluções para questões complexas da instituição.

Para a inauguração do espaço, foi organizado um curso de imersão com a participação de servidores de diferentes setores das áreas judiciária e administrativa, orientados por consultores especializados. Durante quatro dias, eles utilizaram as ferramentas do Design Thinking para desenvolver propostas para os problemas reais apresentados.

Ao final da imersão, os grupos de trabalho apresentaram projetos que têm por objetivo solucionar, ou ao menos mitigar, os problemas relacionados à gestão de recursos limitados e à redução do quadro de pessoal, decorrentes do teto dos gastos públicos. Também foram abordados os temas de atendimento ao público e flexibilização da alocação da força de trabalho.

Apresentadas as propostas, os grupos de trabalho e a Direção do Foro já encaminharam a continuidade dos projetos para avaliação e adequação, visando à implementação prática na Justiça Federal do RS.

Laboratório de Inovação

O Laboratório de Inovação nasceu da necessidade de se encontrar soluções para problemas de difícil resolução no âmbito da JFRS. O Design Thinking será uma das principais metodologias adotadas no laboratório, uma vez que possui grande potencial para a criação e impulsionamento de novas ideias e projetos.