JFRS |

JFRS lança exposição sobre JEFs com bate-papo permeado por emoção e boas recordações

11/05/2021 - 18h34
Atualizada em 11/05/2021 - 18h34
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado ontem (10/5), foi comemorado na Justiça Federal do RS (JFRS) com o lançamento da exposição virtual "20 Anos da Lei dos Juizados Especiais Federais - Simplificando o processo, facilitando a vida". Para marcar a abertura da mostra, foi realizado um bate-papo sobre Memória e História dos JEFs com uma estimulante fala do desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas. Emoção, reencontros e boas recordações também registraram presença.

O bate-papo, organizado pela Comissão de Gestão da Memória da instituição, serviu ainda para apresentar os integrantes do grupo e o início de suas atividades. A presidente da comissão, juíza federal Andréia Castro Dias Moreira, conduziu o evento, destacando que o grupo está aberto para sugestões e contribuições, e que irá promover outros encontros como o ocorrido na tarde de ontem, além de ações com foco na preservação e difusão da memória institucional.

Presente no encontro, o diretor do Foro da JFRS, juiz federal Paulo Paim da Silva, ressaltou a importância da memória como forma de entender o passado para pensar no futuro. Ele sublinhou o marco representado pelos juizados especiais federais (JEFs), que mudou completamente as várias maneiras de se ver a Justiça.

Na sequência, o desembargador federal Vladimir Passos de Freitas demonstrou satisfação com o posicionamento de valorização da memória. "É fantástico. Anteriormente, existiam pessoas. Agora, não. Há uma resolução do Conselho Nacional de Justiça regulamentando o assunto. Há um impulso em todo judiciário brasileiro".

Tela de transmissão do evento em que aparece o desembargador Vladmiri. Acima dela, em tamanho menor, se vê alguns participantes presentes no bate-papo.
Desembargador Vladimir Passos de Freitas elogiou temática do evento

Com sua história caminhando com a da Justiça Federal, Freitas relembrou diversos fatos que marcaram o trabalho cotidiano, como utilização de papel verde cedido pela Caixa Econômica Federal, os poucos recursos existentes no início, o esforço para a criação das varas previdenciárias, além de processos marcantes. Ele deu sugestões de ações para estimular a divulgação e o compartilhamento da memória institucional, incentivando os presentes a abraçar esta causa.

Em seguida, a diretora do Núcleo de Documentação e Memória, Tassiara Jaqueline Fanck Kich convidou os presentes a visitaram a exposição virtual "20 Anos da Lei dos Juizados Especiais Federais - Simplificando o processo, facilitando a vida". Acesse o link e conheça ou relembre este importante marco na história da Justiça Federal, que começou com um projeto piloto na então 3ª Vara Federal Previdenciária de Porto Alegre.

Após estas falas começou o bate-papo. Diversas recordações, reencontros e emoções surgiram na partilha de memórias que, juntas, constroem a história da Justiça Federal gaúcha. O vídeo deste evento está disponibilizado na Youtube da instituição, clique e assista.

[Best_Wordpress_Gallery id="10" gal_title="Bate-papo Memória"] https://www2.jfrs.jus.br/exposicao-20-anos-da-lei-dos-jefs/ https://www2.jfrs.jus.br/noticias/jfrs-inaugura-exposicao-sobre-os-20-anos-da-lei-dos-jefs-com-bate-papo-sobre-esta-historia-e-a-importancia-memoria/ https://www2.jfrs.jus.br/noticias/comissao-de-gestao-da-memoria-da-jfrs-inicia-atividades/