Inclusão

JFRS reafirma compromisso com Rede Colaborativa de Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades

11 de dezembro de 2020 - 12:39
Tela de transmissão do evento onde aparece a imagem de diversas pessoas
Evento aconteceu de forma virtual

No Dia internacional dos Direitos Humanos, comemorado ontem (10/12), a Justiça Federal do RS (JFRS), juntamente com os outros seis órgãos signatários originais do Acordo de Cooperação Técnica 95/2019, reafirmou o compromisso e deu boas-vindas a novos integrantes da Rede Colaborativa de Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades. Agora, o grupo contará com 13 instituições em um grupo ampliado, comprometido com a integração técnica e administrativa para a realização e potencialização de ações e intercâmbio de políticas, boas práticas e tecnologias de gestão em direitos humanos, equidade de gênero, raça e diversidades.

Na JFRS, após se tornar signatária do acordo, em setembro deste ano, foi criado o Grupo de Trabalho para programar as formas de participação da instituição na rede. Em outubro, foi aprovado o plano de ação com propostas em quatro eixos: fomento à atuação em rede, ações de capacitação, ações de gestão de pessoas e ações de saúde. Iniciou-se, então, o incentivo à criação de outras ações de modo transversal no órgão.

Foram realizadas, em novembro, mesas temáticas como atividades do Mês da Consciência Negra – Edição Lanceiros Negros. Discutiram-se os temas O negro na História da região sul – Imagem, imaginário, formação social e territórios negros, O debate racial no Poder Judiciário, políticas públicas e práticas institucionais e, por fim, Boas práticas institucionais de combate ao racismo. O evento de reflexão se encerrou com a Aula Magna do professor e advogado Thiago Amparo.

Ainda em novembro, o Grupo de Trabalho participou do módulo Upgrade do programa de competências coletivas, que é voltado a capacitação dos gestores das unidades judiciárias e administrativas da instituição. Foi trabalhado o tema da diversidade com os participantes.

E, no mês de dezembro, numa colaboração entre o GT para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades e o GT de Justiça Restaurativa foi realizado, no Projeto Círculos de Conversa, a atividade virtual Conversas necessárias: Vamos falar sobre o antirracismo?, facilitado por Cláudia Alberton e Cássio Pereira.

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
Logotipo do laboratorio de inovacao da JFRS Logotipo do memorial da JFRS Logotipo do projeto Portas para o Futuro

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www2.jfrs.jus.br