JFRS |

JFRS recebe estudantes do curso de Direto da Estácio de Sá

04/04/2019 - 19h01
Atualizada em 04/04/2019 - 19h01
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal em Porto Alegre (RS) recebeu, na tarde de hoje (4/4), a visita dos estudantes do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá. Os alunos conheceram de perto as instalações e foram informados da competência da instituição.

Os alunos foram instruídos sobre os serviços prestados na Central de Atendimento ao Público (CAP). No local, conheceram o funcionamento das salas de videoaudiências e como a utilização desta ferramenta agiliza a tramitação processual e qualifica a prova, especialmente nas ações penais.

Os estudantes puderam entender como funciona o sistema de videoaudiências

Eles também puderam visitar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), cuja estrutura foi totalmente desenvolvida para facilitar o diálogo e a prática da conciliação. Os projetos voltados a promover a resolução dos litígios por meios de acordos foram tratados com o grupo.

A programação incluiu conhecer o setor responsável por realizar as perícias médicas na subseção de Porto Alegre. Os acadêmicos ver os processos históricos expostos no Memorial da JFRS.

vários alunos olham para as mesas redondas com pessoas sentados em volta. Na parede, esta escrito Conciliar
O local criado para realizar as conciliações também foi visitado

A visita encerrou na 25ª Vara Federal da capital. Servidores que atuam na unidade falaram sobre o dia-a-dia de trabalho em uma vara totalmente informatizada, onde os processos tramitam exclusivamente por meio eletrônico. O juiz federal Guilherme Pinho Machado recebeu os estudantes em seu gabinete e conversou com os jovens, contando como decidiu ingressar na magistratura. 

Juiz, em pé atrás da mesa, conversa com estudantes
Magistrado conversou com acadêmicos

As visitas orientadas na JFRS podem ser agendadas pelo e-mail secos@jfrs.jus.br.