JFRS |

Juízes da JFRS participam de cúpula de direitos sociais com o Papa Francisco

11/06/2019 - 11h29
Atualizada em 11/06/2019 - 11h29
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

No início da semana (3 e 4/6), os juízes federais da Justiça Federal do RS (JFRS) Ana Inès Algorta Latorre, da 26ª Vara Federal de Porto Alegre, e Gabriel de Jesus Tedesco Wedy, da 2ª Turma Recursal do RS, participaram da Cúpula Panamericana de Juízes e Juízas sobre Direitos Sociais, presidida pelo Papa Francisco. O encontro teve por objetivo oficializar a criação do Comitê Permanente Panamericano de Juízes pelos Direitos Sociais. A conferência, que ocorreu no Vaticano, foi promovida pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais.

Ana Inès esteve presente na mesa de debates ao lado de sete magistrados brasileiros e delegações de juízes de toda América. A magistrada foi nomeada para participar da comissão que dará andamento às atividades do Comitê Permanente. Tedesco Wedy esteve entre os juristas observadores. As discussões tiveram como foco o papel do Poder Judiciário na garantia de acesso à vida digna, saúde e educação, com menos desigualdades.

juíza ana inés está sentanda ao lado de outras pessoas
Juíza Ana Inès Latorre esteve na mesa de debate

O encontro foi concluído com o discurso do Papa Francisco, que demonstrou preocupação com a pressão posta sobre os juízes e pelos riscos do uso inapropriado da lei. O papa manifestou a importância dos que se comprometem com os Direitos Sociais. "Vocês têm um papel essencial. Vocês são poetas sociais quando não têm medo de serem protagonistas na transformação do sistema judicial baseado na coragem, na justiça e na primazia da dignidade da pessoa humana sobre qualquer outro tipo de interesse ou justificativa", afirmou o papa.

juíz Wedy cumprimentando papa
Juiz Gabriel Tedesco Wedy observou o encontro e cumprimentou o pontífice

A autoridade máxima da Igreja Católica encerrou com uma mensagem de encorajamento aos que atuam pela Justiça social. "Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça com desigualdade", concluiu o pontífice.

Fonte: ACS/TRF4