Integração

Justiça Federal em Pelotas recebe estudantes da UCPEL em visita virtual

6 de maio de 2021 - 17:26
tela de transmissão da visita virtual em que aparece diversos participantes

A Justiça Federal em Pelotas recebeu, ontem (5/5), os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) em uma visita virtual realizada através da plataforma Google Meet. A instituição e a universidade firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que, desde novembro de 2020, desenvolve atendimento aos cidadãos que buscam atendimento jurisdicional e não possuam condições financeiras para contratar advogado. A atividade proporciona experiências práticas que possibilitem a complementação do processo de formação profissional dos estudantes.

A visita foi organizada pelo juiz federal substituto Lucas Fernandes Calixto, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), e pela supervisora do Cejuscon Queles Cristina Silva de Braz, em conjunto com as professora Ana Luiza Berg Barcellos, coordenadora do curso de Direito da UCPEL, e Ana Regina Costa Martins. Durante o evento, Calixto recepcionou os alunos e demais participantes e explanou acerca da criação da Justiça Federal, sua estrutura e diferentes competências, bem como sobre a carreira da magistratura federal.

Na sequência, a diretora do Foro local, juíza federal Andréia Castro Dias Moreira, falou sobre a competência e trabalho desenvolvido na Vara Previdenciária. Ela enfatizou a importância e o crescimento da atuação das mulheres frente aos cargos de direção e relatou as funções desempenhadas na gestão administrativa da sede da Justiça Federal em Pelotas.

Durante a visita virtual, também foram apresentados vídeos, via compartilhamento de tela, mostrando o ambiente de trabalho, como a sala de audiência, os gabinetes e o Cejuscon, simulando, o mais próximo possível, o que seria visto de forma presencial.

Na sequência, o oficial de gabinete Guilherme Vicente Lopes Leites apresentou aspectos das carreiras dos servidores do Judiciário Federal e explicou a rotina de trabalho dos técnicos, analistas e oficiais de Justiça, bem como da função específica exercida por ele.

Para finalizar, Queles Cristina Silva de Braz expôs sobre a estrutura do Sistema de Conciliação da 4ª Região, objetivos e projetos, apresentando também o trabalho desenvolvido nos Cejuscons. Ela enfatizou as soluções encontradas para melhor prestação jurisdicional neste período pandêmico, principalmente no tocante às ações do auxílio emergencial, quais sejam, as atermações realizadas por meio do Sistema de Atermação Digital, plataforma virtual que permite o pedido para ajuizamento de ações no Juizado Especial Federal, e o fluxo simplificado para o processamento das ações que versam sobre esta demanda. Os alunos tiveram espaço para fazer perguntas e tirar dúvidas.

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
Logotipo do laboratorio de inovacao da JFRS Logotipo do memorial da JFRS Logotipo do projeto Portas para o Futuro

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www2.jfrs.jus.br