Notícias

Justiça Federal em Pelotas (RS) celebra 20 anos

28 de novembro de 2018 - 17:37
Autoridades em pé compondo dispositovo de honra. juíza federal Daniela Cavalheiro discursando

Em uma tarde de homenagens, a Justiça Federal do RS comemorou 20 anos de instalação em Pelotas, subseção judiciária que iniciou suas atividades em 1998. A cerimônia foi conduzida pela diretora do Foro da Seção Judiciária do RS, juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro.

Participaram da solenidade a diretora do Foro da Comarca de Pelotas, juíza de Direito Michele Soares Wouters, representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; a diretora do Foro da Subseção Judiciária de Pelotas, juíza federal Andréia Castro Dias Moreira; o reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Rodrigues Curi Hallal; o reitor do Instituto Federal do Sul, Flávio Luiz Barbosa Nunes; a prefeita Municipal de Pelotas, Paula Mascarenhas; o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de Brigada Ernesto de Lima Gil ; o vice-Presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado Luís Eduardo Amaro Pellizzer; e os juízes federais Cláudio Gonsales Valério e Cristiano Bauer Sica Diniz. Também estiveram presentes familiares, magistrados, militares, procuradores, advogados e autoridades representando entidades públicas e privadas com atuação naquela subseção.

Vice-Presidente da OAB/RS, Luis Eduardo Pellizzer, discursando

O vice-Presidente da OAB/RS, Luís Eduardo Amaro Pellizzer, falou sobre a importância da atuação da Justiça Federal nos tempos atuais. Ele ressaltou que, no momento vivido em nosso país, se faz cada vez mais necessário um Poder Judiciário firme e independente.

Já o juiz federal Cláudio Gonsales Valério pontuou que o bom desempenho da JF em Pelotas deve-se não somente à atuação dos magistrados, mas principalmente ao trabalho qualificado dos servidores e dos operadores do Direito, advogados, defensores e procuradores.

Juiz Federal Cláudio Valério discursando, com autoridades ao fundo

A juíza federal Andréia Castro Dias Moreira, diretora do Foro local, traçou um panorama da história da Justiça Federal em Pelotas, fazendo um contraponto entre a passagem do tempo e o trabalho desenvolvido pela Comissão de Memória Institucional. Andréia elogiou o trabalho realizado pela Comissão, em especial na confecção do livro “Vamos Continuar Dando Vida à Vida Pública”, editado por ocasião desta celebração. “Documentar, registrar e preservar nosso passado nos possibilita um melhor entendimento do presente e construção do futuro”, completou a magistrada.

Juíza Federal Andreia Castro Dias discursando, com autoridades ao fundo

A técnica judiciária Queles Cristina Silva de Braz, que falou em nome dos servidores da instituição, afirmou tratar-se de um um momento de muita emoção, tanto pela solenidade, quanto pelo caminho percorrido nos últimos 20 anos. “Penso que uma data importante como a de hoje promove a sensibilização, a empatia, a aproximação das pessoas e a humanização das relações”, concluiu a servidora.

magistrados descerram a placa comemorativa

A juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro encerrou as falas agradecendo a presença de todos e cumprimentou a equipe da Subseção pela persistência e esforços dispensados na organização do evento. Após o descerramento da placa comemorativa, ainda foi realizada uma apresentação musical, com uma canção inspirada em poema do servidor Newton dos Santos Brum, já falecido, contando com a presença de sua família.

homem sentado, tocando violão e cantando

[Notícias anteriores]
www2.jfrs.jus.br