JFRS |

Novos dirigentes da Justiça Federal gaúcha tomam posse na quinta-feira (4/7)

01/07/2019 - 13h58
Atualizada em 01/07/2019 - 13h58
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Os novos dirigentes da Justiça Federal gaúcha tomam posse nesta quinta-feira (4/7). Os juízes federais Paulo Paim da Silva e Fernando Zandoná assumem, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do RS (SJRS) para o biênio 2019-2021.

A cerimônia contará com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, entre outras autoridades. O evento de posse é aberto ao público e acontece a partir das 14h, no auditório do prédio-sede da Justiça Federal em Porto Alegre. 

Os novos dirigentes

Na imagem, há duas fotos colocadas uma ao lado da outra. A primeira é do juiz Paulo e a outra do juiz Fernando

Paulo Paim da Silva 
Natural de Campo Novo (RS), graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1992, e Mestrado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do RS, em 2001. Magistrado Federal desde 1996, tendo atuado em Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul e Novo Hamburgo. Juiz Titular da 16ª Vara Federal de Porto Alegre, atualmente.

Fernando Zandoná
Natural de Guaraniaçu (PR), formou-se na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul em 1997. Exerceu a advocacia de 1997 até janeiro de 2000, quando ingressou na magistratura federal, tendo atuado nas Subseções de Novo Hamburgo e Porto Alegre como juiz substituto. Em março de 2004, foi promovido para o cargo de juiz federal, tendo atuado nas Subseções de Lages, Florianópolis, Passo Fundo e Porto Alegre. Atualmente integra a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, e atua como juiz auxiliar junto à Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU). Atuou como Coordenador dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul no biênio de 2015/2017 e como Ouvidor da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul de 2012 a 2017. Foi membro do Conselho Executivo/Diretoria da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS) nas gestões de 2001/2002, de 2002/2004, de 2010/2012 e de 2012/2014. Foi o vice-diretor do Foro da gestão que se encerra.

A Seção Judiciária do Rio Grande do Sul 

A Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) conta, atualmente, com 82 varas federais, distribuídos em 25 cidades-sede, além de cinco turmas recursais sediadas em Porto Alegre. A instituição está presente, ainda, em outros 16 municípios, onde instalou unidades avançadas de atendimento.  Ao todo, são 167 magistrados e mais de 1700 servidores em atuação. Atualmente, mais de 425 mil processos tramitam pela SJRS (dados de junho/2019). 

No último biênio, os juízes federais Daniela Tocchetto Cavalheiro e Fernando Zandoná ocuparam os cargos de diretora e vice-diretor da SJRS, respectivamente. A gestão foi marcada com a construção horizontal de soluções, tendo destaque o Projeto Futuridade, voltado a implementar ações de sustentabilidade na instituição, e o InovaTchê, o laboratório de inovação cujo espaço é voltado para discussão, reflexão e proposição de resoluções para questões complexas do dia a dia da Justiça Federal. Também merece nota as contratações inclusivas de pessoas surdas, para os serviços de copeira, contínuos e coordenador intérprete; e de jovens aprendizes, em que as unidades administrativas e judiciárias da capital recebem adolescentes acolhidos pelo estado em casas-lar ou abrigos.

Serviço: 

Data: 04 de julho de 2019
Horário: 14h 
Local: Auditório da Justiça Federal em Porto Alegre (Rua Otávio Francisco Caruso Rocha, 600 Bairro Praia de Belas).