JFRS |

Programa de Sustentabilidade da JFRS expandiu para o interior em 2019

10/01/2020 - 18h58
Atualizada em 10/01/2020 - 18h58
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O ano de 2019 marcou a expansão do Programa de Sustentabilidade da Justiça Federal do RS (JFRS) para as sedes da instituição no interior. O resultado foi o desenvolvimento de ações que trabalharam para a mudança de atitude de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores para um ambiente mais sustentável.

A iniciativa começou, em 2018, com o Projeto Futuridade na sede em Porto Alegre. Foram formados seis grupos de trabalho que elaboraram ações dentro dos eixos: Gestão de Resíduos, Construções Sustentáveis, Uso Racional de Recursos, Compras Públicas Sustentáveis, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, e Sensibilização e Capacitação de Pessoas.

Passo Fundo

Grupos planejam ações

Magistrados e servidores da Justiça Federal em Passo Fundo começaram, no segundo semestre do ano passado, a participar do Programa de Sustentabilidade com projetos que mudaram costumes e trabalharam a cultura institucional. As equipes formadas aceitaram o desafio de tratar os eixos Gestão de Resíduos, Uso Racional de Recursos/Combate ao Desperdício, Mobilidade e Logística, e Alimentação Orgânica.

Mudança de hábitos para uma vida mais sustentável e ambientalmente consciente foram produtos que a sede local obteve e que se agregam às atividades. As ações desenvolvidas resultaram na qualificação da reciclagem de resíduos, eliminação do uso de bombonas de água e copos plásticos, incentivo à carona solidária, realização do "Dia Sem Carro", e aumento do consumo de produtos orgânicos.

Porto Alegre

Na capital, os grupos intensificaram os trabalhos no ano de 2019. O Eixo Gestão de Resíduos programou novos fluxos para o recolhimento e destinação dos resíduos, com o adequado encaminhamento. Uma parte do caminho percorrido está documentada na exposição fotográfica "Nós no Mundo", que pode ser visitada no Espaço Expositivo da JFRS (9º andar/ala oeste).

O Eixo Construções Sustentáveis produziu o edital de chamamento público para a construção de prédio com características sustentáveis para futura locação para abrigar a sede da Justiça Federal em Santana do Livramento. Foi selecionado o construtor que apresentou maior número de requisitos de sustentabilidade na obra, que já está em curso. O imóvel será construído de forma a evitar desperdício de materiais, terá instalação de luminárias e equipamentos de ar condicionado com eficiência energética, dispositivos economizadores de água, sensores de presença de iluminação, uso de madeira certificada e de materiais regionais e redução de uso de materiais emissores de CO2. Também foram projetados ambiente com luz e ventilação naturais e adequados controle de insolação, permeabilidade do terreno, paisagismo funcional com aproveitamento de águas da chuva para irrigação e instalação de placas fotovoltaicas.

Já o projeto do Eixo Compras Públicas Sustentáveis, dentro outras ações, zerou a aquisição de copos plásticos em Porto Alegre, somente permanecendo em uso em unidades específicas os copos que estavam em estoque. Foram adquiridas canecas de vidro para utilização em eventos e reuniões. Nas áreas internas do prédio-sede também terminou o uso de bombonas de água. Agora, o fornecimento de água é disponibilizado por filtros e bebedouros instalados em todos os andares. Esta medida evitou a utilização de 506 mil copos plásticos, ou seja, mais de mil quilos de plástico deixaram de ser dispersados no meio ambiente. Em relação às bombonas, deixou-se de adquirir 3.442 unidades, que acabariam sendo eliminadas como resíduo futuramente.

O Eixo de Uso Racional de Recursos, por sua vez, apoiou a área técnica de Arquitetura na busca de solução para reduzir a utilização de água nos sanitários públicos do edifício-sede da capital. A reforma realizada nos banheiros em 2019 instalou torneiras e descargas ecológicas. O grupo está agora entrando em contato com pesquisadores acadêmicos para identificar as possibilidades de medição da economia de água após a modernização dos sanitários.

Novo Hamburgo

A Justiça Federal em Novo Hamburgo também está engajada no Programa de Sustentabilidade. A separação detalhada dos resíduos já foi implementada, com a separação de materiais de escrita, pilhas, cápsulas de café e tampinhas, entre outros. A sede também teve a instalação de 96 placas fotovoltaicas.

 Instalação é conectada à rede convencional possibilitando que eventuais excedentes de energia gerados formem créditos a serem compensados pela concessionária

Bento Gonçalves

Outubro de 2019 marcou o início do Programa de Sustentabilidade na Justiça Federal em Bento Gonçalves. Magistrados e servidores dividiram-se em três eixos: Mobilidade e Logística, Gestão de Resíduos, e Alimentação Orgânica. Foram realizadas palestra e dinâmica, conduzidas por consultoria contratada. Agora os grupos estão finalizando os planos de ação e iniciando a implementação dos projetos.

Sentados em semi-círculo, seis pessoas conversam
Grupos discutem temática do eixo escolhido para desenvolvimento de ações
https://www2.jfrs.jus.br/noticias/jfrs-inicia-projeto-de-sustentabilidade/ https://www2.jfrs.jus.br/noticias/justica-federal-do-rs-lanca-projeto-de-sustentabilidade-em-bate-papo/ https://www2.jfrs.jus.br/noticias/jfrs-implanta-coleta-seletiva-de-residuos-solidos-no-predio-sede-da-capital/ https://www2.jfrs.jus.br/noticias/justica-federal-do-rs-tera-sede-sustentavel-em-santana-do-livramento/