Círculos de Conversa

Projeto voltado a prática restaurativa com corpo funcional da JFRS comemora um ano

26 de maio de 2021 - 14:32
Imagem da tela da reunião virtual com os participantes do círculos de convesa
Os encontros acontecem virtualmente

O Projeto Círculos de Conversa comemora, hoje (26/5), um ano de atividades. Ele nasceu dentre as várias ações na Justiça Federal do RS (JFRS) motivadas pelas circunstâncias de isolamento, incertezas, perdas e medos impostas pela pandemia de Covid-19 no ano de 2020.

A iniciativa foi criada pelo Grupo de Trabalho de Justiça Restaurativa em parceria com a Rede de Saúde Mental, ambos da instituição, com o objetivo de criar espaços de pertencimento e conexão entre o corpo funcional e colaboradores da Justiça Federal durante o período de isolamento social promovido para enfrentar o novo coronavírus. Para integrar o o projeto, foram convidados servidores e magistrados que possuíam formação específica como facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz.

O círculo de conversa é um encontro de partilha e fortalecimento individual e coletivo, em um espaço seguro de escuta e fala virtuais. O modelo adotado segue a linha metodológica dos Círculos de Construção de Paz, desenhado por Kay Pranis, com modificações e adaptações para o meio virtual.

Por se tratar de uma prática restaurativa, os princípios integrativos da Justiça Restaurativa são utilizados como prerrogativa, sendo observados a voluntariedade, horizontalidade, oportunidade e confidencialidade. Não possuem fins terapêuticos, mas vêm se demonstrando como ferramenta também de autoconhecimento e observação do entorno. Em função da observância da horizontalidade, revelam ser um espaço de inclusão, respeito e colaboração.

As decisões, as atividades e a gestão do grupo são construídas coletivamente, de forma horizontal e colaborativa, em um modelo de trabalho inovador. Já foram promovidos 25 círculos de conversa, sob as mais variadas temáticas que, em geral, dialogam com o contexto de isolamento da pandemia. Também foram promovidos, a pedido, círculos para equipes de trabalho específicos, como os grupos de trabalho do Auxílio Emergencial, Cejuscon de Novo Hamburgo, 4ª Vara Federal de Passo Fundo e Grupo de Trabalho de Justiça Restaurativa da JFRS.

Ainda, em parceria com o Grupo de trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades, o Círculos de Conversa desenvolve o projeto Conversas Necessárias, que busca iniciar possíveis diálogos entre a Justiça Restaurativa e a temática da antidiscriminação. Na comemoração de um ano de atividades, o Círculo de Conversas inicia a série de vídeos e podcasts “Círculos de Conversa apresenta”. O primeiro tratará dos “Pressupostos dos Círculos”.
Assista em https://www.youtube.com/watch?v=CJB4Sxxn7EA
Ouça em https://anchor.fm/circulosdeconversa.jfrs/episodes/Projeto-Crculos-de-Conversa-Apresenta-Os-Pressupostos-dos-Crculos-e11iljm

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
Logotipo do laboratorio de inovacao da JFRS Logotipo do memorial da JFRS Logotipo do projeto Portas para o Futuro

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www2.jfrs.jus.br