Notícia

Unidade da Justiça Federal em São Jerônimo (RS) completa um ano

30 de maio de 2017 - 13:18
A Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal em São Jerônimo (RS) completou, no dia 18/5, um ano de funcionamento. Os benefícios gerados para a população e os bons resultados obtidos pela estrutura foram celebrados com uma confraternização, da qual participaram o vice-prefeito do município, Júlio Cesar Prates Cunha, e a secretária de Infraestrutura e Administração, Aline Jarces. Também estiveram presentes os servidores Humberto Verdum e Adriana Magnus, da 18ª Vara de Porto Alegre, que atende a UAA. Eles foram recebidos pela servidora Maria do Carmo da Silva Torres e os estagiários Josiane Michele Rodrigues Lessa e Michelangelo Rodrigues Amorim, que auxiliam nos trabalhos da unidade. Desde a instalação do posto de atendimento, foram distribuídas no local 1483 ações, sendo 1350 da competência do Juizado Especial Federal (JEF) previdenciário. Também foram proferidas 469 sentenças e realizados cerca de 100 acordos de conciliação em processos originados na região. Os valores pagos nas 37 Requisições de Pequeno Valor (RPVs) emitidas até o mês de abril somam  R$ 394.095,52, soma que ajuda a movimentar a economia local.
 A UAA de São Jerônimo foi criada pela Resolução 30/2016 do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e está vinculada a cinco varas federais de Porto Alegre: 18ª VF (JEF Previdenciário), 20ª VF (Vara Previdenciária), 16ª VF, 19ª VF e 23ª VF (todas de Execuções Fiscais). Nas suas instalações, são realizados atendimentos que exijam a presença das partes, como a emissão de certidões, a realização de audiências e atendimento ao público em geral, além do cadastramento de partes e advogados no processo eletrônico e qualquer ato processual que exija a atuação local de juiz ou servidor da Justiça Federal. Com isso, os moradores dos municípios abrangidos pela sua jurisdição não necessitam mais se deslocar até a capital para terem acesso aos serviços da instituição.
Destaca-se, entre as atividades, a realização de perícias no local, por intermédio e com o auxílio da 26ª Vara de Porto Alegre, que organiza o deslocamento de médicos previamente cadastrados até São Jerônimo. Os exames são necessários como meios de prova em processos em que o autor requer benefícios previdenciários por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Caso preenchidos os requisitos, as ações são encaminhadas para conciliação, sendo solucionadas com bastante agilidade. A jurisdição da UAA se estende sobre Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo. A sua competência compreende o processamento e julgamento de todas as causas previdenciárias, as ações dos Juizados Especiais Federais (JEFs) e os processos de execução fiscal, que antes eram atendidos pela competência delegada nas varas da Justiça Estadual. A Justiça Federal em São Jerônimo está instalada na Avenida Rio Branco, 1099, junto ao Foro Estadual.

Outras notícias

Todas as notícias
Logotipo do laboratorio de inovacao da JFRS Logotipo do projeto Portas para o Futuro

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www2.jfrs.jus.br