Portal da Justiça Federal da 4ª Região
Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
Seção Judiciária de Santa Catarina
Seção Judiciária do Paraná
Intra da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
M
A+
A
A-

Novidades



Novo programa previdenciário JUSPREV III

Em outubro/2008, disponibilizamos o programa JUSPREV III, que realiza o cálculo de concessão, revisão e restabelecimento de benefícios previdenciários de qualquer valor e, também, conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. Na primeira versão, o programa realizará os cálculos de concessão e revisão de benefícios, sendo que os demais tipos de cálculo estão em fase final de testes. No cálculo de concessão, informadas a RMI e a DIB definidas judicialmente, o programa evoluirá a RMI com base nos reajustes anuais concedidos pelo INSS e aplicará sobre o valor do benefício mensal correção monetária,  juros moratórios  e eventuais honorários advocatícios fixados sobre a condenação (se já houver sentença). No cálculo de revisão, informadas a RMI e a DIB administrativa e judicial, o programa evoluirá as duas RMIs com base nos realustes anuais concedidos pelo INSS, confrontará as duas, apuradno a diferença, sobre a qual incidirá correção monetária, juros moratórios e eventuais honorários advocatícios fixados sobre a condenação (se já houver sentença). Esse programa está disponível em www.jfrs.jus.br – link “Cálculos Judiciais” / Programas de Cálculo / JUSPREV III.

Versão 4  do programa POUPNET

Em 09/09/2008, disponibilizamos a versão 4 do programa POUPNET, que calcula expurgos de Poupança. As novidades dessa nova versão são as seguintes:

1-Opção do usuário incluir o denominado expurgo do Plano Collor II (02/1991) no índice de correção monetária, o que aumentará o valor atualizado em 13,89%.

2-Disponibilização do programa para cálculo do expurgo relativo ao Plano Collor I – 05/1990 (com reflexo no rendimento creditado na conta poupança em 06/1990).

3-Disponibilização de mais dois critérios de correção monetária: “Poupança até a citação e INPC em diante” e “Poupança até a citação e IPCA-E em diante”. Até a versão anterior, o programa tinha somente o critério “Poupança em todo o período”. A partir da versão 4, o programa inicia com o critério de correção monetária desmarcado, sendo obrigatório o usuário selecionar uma das três opções. Esse programa está disponível em www.jfrs.jus.br – link “Cálculos Judiciais” / Programas de Cálculo / POUPNET.

Versão 3 do programa POUPNET

Em 20/12/2007, disponibilizam

os uma nova versão do programa POUPNET, a qual permite calcular também a diferença oriunda do Plano Collor (abril/1990). Agora também é possível ao usuário selecionar eventuais expurgos inflacionários da Poupança que deseja sejam contemplados pelo índice de atualização monetária. Há agora uma ajuda on-line, que pode ser acessada apontando o ponteiro do mouse para a “?” que existe ao lado de cada campo. No menu do POUPNET, também há um link para um quadro-resumo dos expurgos inflacionários da Poupança, elaborado pela Contadoria da JF em Porto Alegre.

Novo programa previdenciário JUSPREV II

O programa JUSPREV II calcula on-line concessão de benefícios previdenciários no valor do salário mínimo (Benefício Assistencial, Aposentadoria Rural por Idade e outros benefícios cuja renda renda mensal inicial-RMI seja igual ao valor do salário mínimo). Esse programa está disponível em www.jfrs.jus.br – link “Cálculos Judiciais” / Programas de Cálculo / JUSPREV II.

Diversos

Índices do FGTS (JAM) desde junho/1967 (*)

Tabelas de correção monetária divulgadas pelo Conselho da Justiça Federal (*)

(*) Disponíveis em “Cálculos Judiciais” / “Dicas da Contadoria”, itens 11 e 9.

 

 

 

Rua Otavio Francisco Caruso da Rocha, 600 - Bairro Praia de Belas - CEP 90010-395 - Porto Alegre (RS) - PABX (51) 3214 9000