Projeto Pescar visita a Justiça Federal em Porto Alegre (RS)

29 de agosto de 2017
Grupo de estudantes, na faixa dos 18 anos, uniformizados com camisetas na cor cinza, aguardam em pé em frente a uma porta onde se lê "Cejuscon Perícias Médicas"

Alunos setores envolvidos no trabalho da Justiça Federal

Estudantes que participam do Projeto Pescar visitaram, na tarde de hoje (29/8) as instalações da Justiça Federal em Porto Alegre. Acompanhados do professor Eduardo Dornelles, os 16 alunos conheceram de perto a rotina da instituição.

Durante a visita, eles foram informados a respeito da competência e do funcionamento da Justiça Federal. Os estudantes também foram instruídos sobre os serviços prestados na Central de Atendimento ao Público (CAP) e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), cuja estrutura foi totalmente desenvolvida para facilitar o diálogo e a prática da conciliação. A realização de perícias no prédio da subseção de Porto Alegre e a utilização das videoaudiências foram outros temas tratados com o grupo.

Sentados em uma sala, atrás de uma mesa redonda, estão quatro jovens. Atrás deles, um homem de gravata e outros três jovens aguardam em pé.

Alunos assistiram parte de uma audiência de conciliação

Os participantes também visitaram a 26ª Vara Federal da capital, especializada em conciliação. Os jovens foram recepcionados pelo juiz federal Hermes Siedler da Conceição Júnior e pela diretora de Secretaria, Patrícia Dornelles. O magistrado conversou sobre as ações julgadas na instituição e também respondeu às perguntas feitas pelos alunos. Questionado sobre o maior desafio do cargo, ele afirmou que é ser justo, “conseguir efetivamente fazer a justiça”.

Dez jovens, entre rapazes e moças, estão sentados em torno de uma longa mesa de reuniões. Na cabeceira da mesa, em pé,e stá o juiz Hermes.

Magistrado conversou com estudantes

O Projeto Pescar é um progama que desenvolve as competências pessoais e profissionais de jovens estudantes com vistas à sua inserção, manutenção e ascensão no mundo do trabalho. A turma que esteve na Justiça Federal é composta por alunos de várias escolas, mas que possuem em comum o interesse no meio jurídico/administrativo.

 

Veja mais Notícias

TRF4: eproc é o sistema eletrônico preferido do Judiciário Federal, aponta pesquisa do CJF

22 de junho de 2018
O eproc- processo eletrônico desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4)- é o sistema judicial preferido por 78,3% dos usuários do Judiciário Federal. O

Homem flagrado transportando meia tonelada de maconha é condenado pela JF Rio Grande (RS)

20 de junho de 2018
A 2ª Vara Federal de Rio Grande condenou um homem a 11 anos e dez meses de prisão por tráfico internacional de drogas. Ele foi flagrado tentando sair do Brasil com mais de meia

Entidades se reúnem na Justiça Federal do RS para conhecer alternativas de conciliação em meio eletrônico

20 de junho de 2018
  A conciliação em meio eletrônico foi tema de encontro que aconteceu na manhã de hoje (20/6), na sede da Justiça Federal em Porto Alegre. Advocacia-geral da União (AGU),