Portal da Justiça Federal da 4ª Região
Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
Seção Judiciária de Santa Catarina
Seção Judiciária do Paraná
Intra da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
M
A+
A
A-

RMI-PREV – Programa para Cálculo da Renda Mensal Inicial (RMI) de Benefícios Previdenciários



Acesso ao programa

Para acessar o Programa RMI-PREV, clique aqui

(Esta versão do programa permite calcular RMIs com DIB de 29/11/1999 até 31/08/2017).

AVISO IMPORTANTE: o presente programa tem por finalidade simular o valor aproximado da renda inicial  (RMI) dos benefícios previdenciários concedidos a partir de 29/11/1999, com base na sistemática prevista na Lei 9.876/99. Ressaltamos que este programa NÃO contempla todas as hipóteses previstas na referida lei e nem todos os entendimentos dos Magistrados sobre a matéria.

Informações gerais para utilização do programa

» O INSS divulga os índices de atualização dos salários de contribuição por volta do dia 10 de cada mês, sendo que até essa divulgação só é possível calcular RMI com DIB até o mês anterior. Exemplo: em maio/2011, a divulgação ocorreu em 13/05. Assim, do dia 1º até o dia 12/05 só era possível calcular neste programa RMI com DIB até 31 de abril de 2011.

» O RMI-PREV  foi desenvolvido para calcular a Renda Mensal Inicial (RMI) de benefícios previdenciários com data de início (DIB) a partir de 29/11/1999, de acordo com a sistemática prevista na Lei 9.876/99.

» O programa em tela necessita para funcionar do software Microsoft Excel (planilhas eletrônicas), o qual deve estar instalado no computador do usuário. Se no computador do usuário estiver instalado somente outros programas de planilha eletrônica (exemplos: BrOffice, OpenOffice, etc.), o RMI-PREV não funcionará adequadamente.

» O cálculo pode ser realizado on-line, não sendo necessário fazer download do programa. Querendo salvar o programa em seu computador, use a opção “Salvar como…” ou “Salvar Arquivo…”, podendo escolher qualquer pasta.

» E-mail para contato (dúvidas, sugestões, etc.): projef@jfrs.jus.br.

Nível de segurança de macros

» Este programa contém macros. O Excel possui controle do nível de segurança de macros. Por esse motivo, ao abrir o programa, pode surgir uma mensagem informando que as macros foram desativadas pelo fato do nível de segurança estar “Alto” ou que as macros foram desabilitadas, o que impedirá o funcionamento do programa RMI-PREV.

» Para o citado programa funcionar, é necessário que o nível de segurança de macros do Excel esteja em “Médio” ou “Baixo” (Excel XP e 2003) ou que estejam habilitadas (no Excel 2007).

» Para acessar as instruções relacionadas à habilitação de macros, clique aqui.

Rua Otavio Francisco Caruso da Rocha, 600 - Bairro Praia de Belas - CEP 90010-395 - Porto Alegre (RS) - PABX (51) 3214 9000