"Tradições Gaúchas - Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul"
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Exposição que marcou a participação do Memorial na 8ª Primavera dos Museus

A 8ª Primavera dos Museus aconteceu entre os dias 22 e 28 de setembro/2014, teve como tema "Museus Criativos", trazendo uma reflexão sobre os desafios dos museus para sua efetiva comunicação com as comunidades nas quais estão inseridos.

Nesta edição, 761 museus/memoriais brasileiros ofereceram programações variadas - disponibilizadas no site http://www.museus.gov.br, gerando aproximadamente 2,4 mil atividades, entre oficinas, exposições, visitas guiadas e outros eventos.

Um livro aberto sobre um apoio branco. Apoio que deixa o livro inclinado para melhor observar /ler. Página esquerda, uma foto em preto e branco de uma construção ; página à direita , um texto - não legível na foto.

O Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul participou com a exposição 'Tradições Gaúchas - Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul'. A identidade gaúcha, com sua complexa contextualização e construção, é considerada patrimônio cultural imaterial.

A história da conquista territorial do Rio Grande do Sul, originada em uma área conflituosa marcada por significativas disputas armadas, e tendo suas principais migrações contribuído para miscigenação de seu povo, fortalece a identidade do gaúcho em meio a uma conjuntura cultural globalizante.

Imagem de uma parte da vitrine exposta: O fundo da vitrine é a parede. conteúdo da vitrine que aparece na foto: à esquerda da imagem , a bandeira da cidade de Viamão / RS. Abaixo da bandeira , há uma maquete de uma igreja branca , com uma cruz em seu topo ; ao lado , lanças expostas na horizontal sobre uma mesa / apoio forrado com pano branco. Na parede há cartazes /banners com símbolos gaúchos e textos.

A Revolução Farroupilha (1835-1845), que marcou a história do Rio Grande do Sul, configurou-se na mais longa revolta brasileira. Tendo as cidades de Viamão e Guaíba como palco das principais batalhas, propomos parceria a instituições locais (Secretaria da Cultura de Viamão e Vitrine Cultural de Guaíba), visando homenagear e dar visibilidade nacional aos municípios gaúchos.

O evento contou com:

  • A exposição "Tradições gaúchas", do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, elaborada em parceria com o folclorista Paixão Cortes, abordando aspectos centrais da cultura gaúcha (dança, culinária, folclore e moda).

  • A exposição itinerante Contos, Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul, do escritor João Simões Lopes Neto, resultado da parceria com o Espaço Vitrine Cultural em Guaíba e Museu Carlos Nobre.

  • Acolhimento de diversas peças do acervo do Memorial de Viamão, com o intuito de preservar e divulgar a cultura da cidade que foi cenário das lutas da Revolução Farroupilha.

  • Conversa/Palestra intermediada pela juíza federal Dra. Carla Justino Hendges, com a participação dos juízes federais Dr. Marcel Citro de Azevedo e Dr. Roberto Schaan, e do historiador Jorge Barcellos, do Memorial da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, abordando aspectos centrais das tradições gaúchas, dirigida a estudantes de 7ª e 8ª série do ensino fundamental.

Banners pendurados ao longo do espaço do memorial; primeiro banner está escrito "Contos, Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul"; no segundo: "Lobisomem e Bruxa" e um texto que segue abaixo (não possível de ler) seguido de uma imagem; mais atrás, ao fundo da foto,